A CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa) e a FBFM (Federação Baiana de Futebol de Mesa) organizam o 49° Campeonato Brasileiro da modalidade, sendo destinado à categoria “liso, de um toque”. A cidade de Salvador recebe o evento.
O campeonato tem seu início nesta sexta-feira (15) e vai até o domingo (17), no Fiesta Bahia Hotel, e o valor da inscrição (que vai até esta quinta-feira) de R$100,00.
A Bahia tem bastante tradição no futebol de mesa e a cidade de Feira de Santana será bastante representada com o atleta Téo Junior. O presidente da Federação Baiana, Eugênio Passos, conversou com Miro Nascimento para o Diplomatas News sobre a modalidade, explicando algumas curiosidades:
“Temos a categoria ‘um toque liso’ e ‘cavado’. A diferença é que o botão cavado (usado no sul do Brasil) tem uma abertura por baixo do mesmo, que possui um vácuo que faz o botão não deslizar muito, o que não temos na categoria de um toque, onde o controle é preciso. Há também as categorias dois e três toques, utilizadas mais no sudeste”, disse o presidente.
Eugênio também explicou que há um cadastro nacional onde cada atleta realiza um tipo de inscrição para uma categoria específica, e falou também sobre a evolução da modalidade, conhecida durante muito tempo como ‘futebol de botão’.
“Já é federado e regularizado como esporte. Saiu das garagens e ganhou espaço […] Temos dificuldade de trazer jovens para o futebol de mesa. O jovem é atraído por jogos eletrônicos, mas quem começa cedo (por ser atraído pelo pai ou avó) gosta e vê as semelhanças com o futebol de campo”, afirma Eugênio.
272 participantes de dezenas de estados do país na estão inscritos e o evento promete ser um dos maiores da categoria no Brasil. Os competidores estarão dividos entre as categorias máster, sênior, adulto e júnior.
Foto (capa): CBFM/FBFM