O Brasil é campeão do Sul-Americano Sub-20 de futebol masculino 2025! Depois de fazer a sua parte e vencer o Chile por 3 a 0 neste domingo (16), a seleção brasileira ainda aguardava o resultado de Argentina e Paraguai. Com a derrota da Albiceleste, a Seleção Canarinho conquista o troféu pela 13ª vez.
Com o triunfo, o time de Ramon Menezes chegou a 13 pontos e saldo de sete gols. Para conquistar o troféu, a Argentina precisava vencer a última partida por pelo menos quatro gols de diferença, mas acabou perdendo por 3 a 2. Vale lembrar que logo na estreia, a seleção brasileira foi goleada pelos argentinos por 6 a 0. Ao longo do torneio, o time apresentou um futebol abaixo do esperado, mas ainda assim deu a volta por cima para ficar com o título.

Brasil começou a partida indo para cima, tentando pressionar o Chile, que chegou pelo menos duas vezes com perigo, obrigando o goleiro Felipe Longo a fazer boas defesas. O Brasil até se mantinha com maior posse de bola, mas praticamente não levou perigo à meta adversária. Foram oito chutes do Chile contra cinco do Brasil, sendo apenas dois no gol dos chilenos e nenhum dos brasileiros, mas a coisa mudaria na etapa final.
A chance mais aguda foi aos 19 minutos do segundo tempo, quando Pedrinho driblou bonito e chutou no gol, mas a bola desviou no zagueiro e foi para fora. A partir de então, a seleção melhorou o desempenho e a questão física pesou a nosso favor. E aos 27 minutos, Deivid Washington, que veio do banco, chegou na área, fintou bonito e soltou a bomba, que desviou no zagueiro e encobriu o goleiro para abrir o placar. Com 1 a 0 no marcador, a seleção brasileira passou a levar mais perigo. Aos 33, Iván Román recebeu o segundo amarelo e foi expulso, deixando o Brasil com um jogador a mais.

Aos 40 minutos, Ricardo escorou bem de cabeça e o capitão Pedrinho disparou pelo campo de ataque, entrou na área e mandou para o fundo do gol, aumentando a vantagem no marcador. E aí, abriu a porteira. Dois minutos depois, Pedrinho retribuiu a ajuda do companheiro, cobrou esconteio e Ricardo subiu sozinho para cabecear no fundo da rede.
Vale lembrar ainda que Brasil e Argentina já estão classificados para o Mundial Sub-20, que acontece entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro.