Publicidade

Enderson acumula altos e baixos no Bahia e títulos da Série B por outros times

Compartilhe este Post

Anunciado como novo técnico do Bahia após a demissão de Guto Ferreira, Enderson Moreira tem um excelente histórico na Série B, com três títulos conquistados. No Tricolor, no entanto, será a sua primeira vez no comando da equipe em uma partida da Segundona.

A estreia já acontecerá nesta terça-feira, às 19h (de Brasília), quando o time baiano vai enfrentar o Brusque, em jogo válido pela 15ª rodada, no Estádio Augusto Bauer, em Santa Catarina.

Enderson Moreira vai comandar o Bahia pela segunda vez na carreira. Na primeira, entre 2018 e 2019, somou 21 vitórias, 20 empate e 17 derrotas em 58 jogos. Mas, após um bom trabalho, em 2018, terminou demitido, no ano seguinte, por causa de resultados ruins.

COINCIDÊNCIA

A contratação de Enderson já tem algo em comum com sua primeira passagem pelo Bahia. Em junho de 2018, o técnico também foi anunciado logo após a demissão de Guto Ferreira. A diferença, no entanto, é a divisão. Se naquela época o time baiano estava na elite, desta vez, busca o retorno à principal competição do país.

Na ocasião, o Tricolor terminou o Campeonato Brasileiro no 11º lugar, com 48 pontos. Na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil, alcançou as quartas de final.

Um dos pontos altos da temporada foi a classificação para as quartas da competição internacional, nos pênaltis, diante do Botafogo.

Em 2019, o Tricolor de Enderson Moreira não brilhou. Além de carregar o fardo pela perda do título regional diante do Sampaio Corrêa, na temporada anterior, o treinador acumulou momentos ruins, como a eliminações na primeira fase da Sul-Americana e da Copa do Nordeste. Com isso, terminou demitido no final de março daquele ano.

TRICAMPEÃO

O último clube no currículo de Enderson Moreira é justamente o Botafogo, onde conquistou a Série B 2021. O treinador pegou a equipe no 14º lugar e a 11 pontos do G-4, na rodada 14. Após sua chegada, o time somou 13 vitórias, seis empates e três derrotas e garantiu o acesso e a taça.

Dois jogadores do atual elenco do Bahia jogaram com Enderson pelo Botafogo: Jonathan e Marco Antônio. Este último foi um dos destaques do time carioca na Série B. Marco Antônio marcou nove gols em 37 jogos na competição.

No início deste ano, Enderson foi demitido após derrota para o Fluminense, no Campeonato Estadual. Foram apenas seis jogos no comando do time carioca, em 2022, com três vitórias, um empate e um revés. A saída do técnico fez parte do pacote de mudanças promovidas por John Textor, investidor do clube.

Enderson Moreira também conquistou a Série B pelo América-MG, em 2017, e pelo Goiás, em 2012. No total pela competição, Enderson acumula 65 vitórias, 33 empates e 24 derrotas em 122 partidas.

Agora, o treinador assume o Bahia bem colocado dentro do G-4. Com 25 pontos em 14 jogos, o Tricolor ocupa a terceira posição da Série B, com quatro pontos a mais que o Sport, quinto colocado.

Fonte – Globo Esporte

Foto – Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

Publicidade
Publicidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.