A penúltima rodada da fase classificatória do Grupo A-6 da Série D do Campeonato Brasileiro começa amanhã – com três partidas – e será encerrada no domingo. De acordo com a situação momentânea, a rigor, apenas uma vaga está em disputa, entre as equipes do Tupynambás, Bahia de Feira e Caldense, já que matematicamente Brasiliense e Gama estão classificados, enquanto que o Atlético de Alagoinhas tem mais de 90% de chances de classificação.
Amanhã, Gama e Brasiliense fazem o clássico no Distrito Federal, onde a primeira colocação estará em disputa. O Gama venceu o Vila Nova, na rodada anterior, e retomou a liderança com 29 pontos que estava com o Brasiliense, que empatou o seu jogo diante do Bahia de Feira e ficou com 27. Quem vencer pode na última rodada jogar pelo empate para confirmar a primeira posição geral na chave.
Ainda amanhã, o Atlético de Alagoinhas joga em casa diante da Caldense: o Carcará com 21 pontos, precisa de um simples empate para carimbar matematicamente a terceira vaga para a próxima fase. Já a Caldense, que tem 15 pontos pode dar adeus a disputa caso seja derrotada. Até mesmo o empate, dependendo de outros resultados, pode sepultar qualquer chance de classificação e a última rodada serviria apenas para cumprir tabela.
Fechando o dia de amanhã, o Tupynambás, que briga com o Bahia de Feira diretamente pela quarta vaga, enfrenta em casa o lanterna Palmas, que não fez um ponto sequer na competição. O time de Juiz de Fora tem 17 pontos e está na quarta colocação da chave: se vencer vai a 20 pontos e pode confirmar a classificação antecipada, caso Bahia de Feira e Caldense não vençam seus jogos.
A rodada será fechada no domingo, com o Bahia de Feira enfrentando o Vila Nova em Nova Lima : o Tremendão tem que vencer de qualquer jeito se ainda quiser chegar na última rodada com chances de classificação. O Vila Nova, por sua vez não aspira mais nada na competição.
Por Cristiano Alves
Foto – Jornal do Tocantins