Sem sombra de dúvidas, um dos técnicos mais bem-sucedidos no futebol baiano é o conquistense Elias Borges (foto), que este ano emplacou bons trabalhos no Vitória da Conquista – onde deu uma arrancada e quase colocou o Bode na final do Campeonato Baiano – e no novato Doce Mel, onde conquistou o título da 2ª divisão estadual. De volta ao Bode, ele vem preparando a equipe que vem se reforçando para a temporada 2020 onde além do Baiano vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro.
Elias Borges depois de ter sido campeão sergipano com o Sergipe voltou este ano ao futebol baiano e logo de cara pegou o Vitória da Conquista na rabeira da classificação do Campeonato Baiano e em pouco tempo levou o Bode a semifinal do Campeonato Baiano, quando foi eliminado pelo Bahia de Feira. “Tive que ser um misto de treinador e psicólogo naquele momento porque tínhamos uma competição em curso e dependendo da situação, nem dá tempo para a gente se aprofundar na parte técnica e tática. Ai tem que partir da mexer com a autoestima do atleta para que ele supere as dificuldades foi isso que aconteceu”, lembra.
O Vitória da Conquista foi quatro colocado no Baiano e garantiu vaga na Série D de 2020. Para evitar surpresas desagradáveis, o time presidido por Ederlane Amorim já tem confirmadas as permanências de jogadores como Silvio e Tatu e confirmou na semana passada a contratação do experiente atacante Nonato, de marcante passagem pelo Bahia. “O time que estamos montando aqui é superior ao deste ano. Claro que o grupo que tava aqui se superou, mas os jogadores que estamos trazendo têm muita qualidade e o time será muito mais competitivo, com condições de brigar por coisas grandes”, garante Elias Borges.
Quanto a chegada de Nonato, Elias Borges disse que é de grande importância mesmo se tratando de um jogador de 40 anos. “Esta é uma boa dor de cabeça para mim. É o que todo treinador quer, que é ter bons jogadores para disputar as posições. Um atleta experiente e com um currículo como o de Nonato será muito importante para nossas pretensões”, disse.
FUTURO E PRIORIDADE
Elias Borges disse que a preparação do Vitória da Conquista tem sido dentro daquilo que se esperava. “Vamos trabalhando por partes, mesmo porque a dificuldade financeira é grande de forma que não dá para fazer um planejamento de prazo maior. As contratações que estão sendo feitas são voltadas para o Baiano, mas existe a possibilidade de alguns continuarem conosco na Série D. Vamos pensar inicialmente no Baiano, que vai ser uma competição difícil, sinto que as equipes estão se preparando melhor e a tendência é acontecer um Baiano equilibrando onde cada jogo é uma decisão”, comentou.
Para treinador o grande desafio de 2020 será colocar o Bode na Série C do Campeonato Brasileiro. “Não podemos deixar nos empenhar na busca de fazer um bom Baiano, mesmo reconhecendo que teremos grandes adversários além da dupla BaVi, mas a Série C é a garantia de calendário, de receitas que podem gerar novas perspectivas para 2021. Com certeza essa é grande prioridade para a gente”, ressaltou Elias Borges.
Por Cristiano Alves/Foto – Divulgação