Publicidade
Publicidade

Barcelona, Vitória e Bahia lutam por última vaga no G4 do Baianão

Compartilhe este Post

Emoção na última rodada do Campeonato Baiano 2022. Ainda falta uma vaga a ser definida para a semifinal do estadual e agora resta apenas uma rodada na fase de classificação, a nona, a ser disputada hoje (16), com todos os cinco jogos no mesmo horário: às 19h15.


Com Jacuipense (1º), Bahia de Feira (2º) e Atlético de Alagoinhas (3º) matematicamente garantidos, três times buscam a última vaga no G4: Barcelona de Ilhéus (4º, com 11 pontos), Vitória (5º, com 10 pontos) e Bahia (6º, com 9 pontos). Estreante na elite no futebol baiano, o time ilheense começou campeonato de forma surpreendente, mas nas duas últimas rodadas acumula duas derrotas, contra Jacuipense e Vitória da Conquista, o que traz a equipe para a última rodada com a moral em baixa, mesmo assim, o time comandado por Paulo Sales só depende de si.


O compromisso é contra o Doce Mel, em Cruz das Almas e uma vitória simples garante o ‘Tigre’ entre os quatro. Campeão baiano na Série B em 2021, o Barcelona também fez uma campanha de superação e de última vaga no G4 da segundona desbancou o líder e rival Colo-Colo na semifinal e alçou voo até o título e o acesso inédito.


Já o Vitória, dono de 29 títulos estaduais, luta contra os fantasmas de três temporadas sem disputar a segunda fase do Baianão. E nesta temporada amarga uma campanha regular. Em oito jogos foram apenas cinco gols marcados e cinco sofridos. A baixa produtividade se resume nos placares. O Vitória não fez mais de um gol em nenhuma partida desta edição. Nem nas duas vitórias, o rubro-negro sobrou: dois 1 a 0. Na última rodada enfrenta o já classificado Bahia de Feira no Barradão. Nas três últimas edições do Campeonato Baiano, o Vitória não venceu o Bahia de Feira. Foram três empates, em 2019, 2020 e 2021, resultado que não interessa ao ‘Leão’, que tem que vencer e torcer por um tropeço do Barcelona de Ilhéus.


Situação mais difícil é a do Bahia, maior campeão estadual (49 vezes): com 9 pontos, matematicamente o time ainda não afastou o risco de rebaixamento, mas mantém o foco no G4, com a moral elevada após golear o líder Jacuipense por 4 a 1 na oitava rodada. A campanha também é regular, com vacilos, como derrotas para o Barcelona, Juazeirense e Atlético-BA. Agora o time enfrenta, na Arena Fonte Nova o Vitória da Conquista, que venceu as duas últimas rodadas (Unirb e Barcelona) e busca permanecer na Série A do Baianão.


O QUE CADA TIME PRECISA:


BARCELONA DE ILHÉUS (4º)
vs. Doce Mel (7º) (fora)


– tem 11 pontos
– uma vitória simples garante o time no G4
– em caso de derrota, no mínimo um empate de Vitória e Bahia


VITÓRIA (5º)
vs. Bahia de Feira (2º) (casa)


– tem 10 pontos
– em caso de vitória, precisa de no mínimo um empate do Barcelona
– se empatar e o Barcelona perder, iguala em pontos, 11, mas perde no primeiro critério de desempate (maior número de vitórias)
– em caso de derrota permanece fora do G4


BAHIA (6º)
vs. Vitória da Conquista (8º) (casa)


– tem 9 pontos
– em caso de vitória, obrigatoriamente uma derrota ou empate do Barcelona (no empate, iguala em pontos, 12, e supera o time ilheense no critério de saldo gols) e no mínimo um empate do Vitória

– em caso de empate ou derrota permanece fora do G4 

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *