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Gestão moderna é aposta do Colo-Colo para voltar a Série A em 2024

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Considerada uma das equipes mais tradicionais do futebol baiano, o Colo-Colo da cidade de Ilhéus está de volta “as paradas de sucesso” e busca voltar a trilhar um caminho de conquistas, que o consolidaram ao longo dos anos como uma das forças do interior estadual. Para tanto, o Tigre ilheense aposta em jovens dirigentes e consequentemente em uma filosofia moderna de trabalho para novamente brilhar no cenário esportivo.

Com quase 75 anos de existência, o Colo-Colo ao longo do tempo construiu um caminho de sucessos que lhe rendeu dois títulos estaduais da Série B em 1999 e 2014, além do inédito título estadual da 1ª divisão em 2006. Conta com uma torcida apaixonada e ao lado do Itabuna consegue movimentar em todos os sentidos o futebol na região cacaueira. Mas, enfrentando sérios problemas administrativos e financeiros, a equipe se ausentou das disputas profissionais por dois anos. A última vez que competiu foi em 2021, na Segundona, quando foi eliminado na fase semifinal pelo seu conterrâneo Barcelona que ganhou a competição e desde então é o representante de Ilhéus na elite estadual.

Hermano Fhaning tem a missão de comandar o novo Colo-Colo na Série B baiana

Agora, a equipe startou um trabalho cujo objetivo é retomar o caminho do sucesso e para isso, o primeiro passo foi buscar modernizar a gestão trazendo pessoas jovens para a linha de frente do Tigre, começando pelo presidente Hermano Fhaning, um jovem engenheiro de formação, mas que tem aprofundado estudos sobre gestão marketing esportivo. “É um grande desafio que temos pela frente porque a sociedade em geral está ávida por ver um time competitivo e vencedor, características marcantes do clube ao longo da sua história. Mas vamos encarar e estamos trabalhando muito para termos um Colo-Colo forte, competitivo, capaz de representar bem a cidade e ascender a Série A em 2024”, destacou o presidente Hermano Fhaning.

O clube se movimentava nos bastidores e embora o retorno aos campos viesse sendo cantado em “verso e prosa” já algum tempo, a participação na Série B só foi confirmada no começo deste mês. “Tínhamos que criar as condições: ter um investidor, patrocinadores para encarar a competição porque hoje, a vontade só não basta e por isso só confirmamos a nossa participação, à medida em que fomos obtendo respostas positivas. Estivemos na FBF (Federação Bahiana de Futebol), onde apresentamos aos dirigentes o nosso projeto que é de longo prazo e muito mais abrangente do que o tão sonhado retorno ao principal circuito de competição do Estado”, observou o dirigente,

Fhaning ressalta que o projeto engloba outras questões como a construção de um Centro de Treinamentos; projetos que envolvem as categorias de base, além da prática de outras modalidades esportivas. “Nossa região tem um enorme potencial no desporto que precisa ser melhor explorado e a forma ideal para que isso aconteça é justamente lançarmos um projeto participativo que envolva a sociedade como um todo e o reflexo disso tudo seja uma equipe forte com todos contribuindo diretamente para a elaboração, construção e execução deste projeto”, declara.

PLANEJAMENTO

Antes de confirmar a inscrição na Segundona, os dirigentes do Colo-Colo apresentaram planejamento ao presidente da FBF, Ricardo Lima

Contando com um grupo de investidores de fora da Bahia, o Colo-Colo vem se planejando para a disputa da Série B que começa no dia 14 de maio. “Já estamos trabalhando na montagem da equipe: nosso departamento de futebol está realizando as tratativas com atletas e comissão técnica. Nossa ideia é ter um time mesclado com atletas de fora do Estado, com outros que já atuem na Bahia e em relação ao treinador estamos conversando e deve ser de fora também. Tudo está sendo bem planejado porque temos um teto orçamentário e queremos fazer as coisas da forma certa sem inflacionar o clube mantendo todos os pagamentos em dia”, salienta o dirigente.

Um trunfo para o Colo-Colo é poder jogar no Estádio Mário Pessoa, que desde o começo deste ano foi liberado para os jogos do Barcelona na Série A estadual. “É a nossa casa, onde o nosso torcedor está acostumado a nos ver jogar. Temos boa média de público e o nosso (departamento) marketing já trabalha pra lançarmos ações para atrairmos mais torcedores aos nossos jogos porque em princípio, pelo fato de ficarmos afastados no ano passado, só vamos jogar quatro vezes em casa. Nesses jogos queremos contar com um maior número possível de torcedores empurrando o time para conquistar bons resultados”, mencionou Fhaning.

No próximo dia 3 de abril, o Colo-Colo completa 75 anos de existência e a direção prospecta um grande evento em Ilhéus com a participação em massa de toda a sociedade. “Nesse dia queremos fazer uma grande festa, onde apresentaremos o nosso cast de patrocínios, queremos também apresentar os nosso atletas, a nossa comissão técnica para que o nosso torcedor já vá conhecendo, se familiarizando, pois a Série B promete ser muito disputada e queremos um time a altura das nossas tradições e com total condição de chegar a Série A em 2024”, afirmou o presidente Hermano Fhaning.

Por Cristiano Alves com informações de Miro Nascimento

Fotos – Divulgação

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