Rafael Falcão/Fluminense de Feira
A principal praça esportiva feirense está com problemas na iluminação e os jogos noturnos na Série B estão ameaçados
Sem receber partidas profissionais há quase um ano, o Estádio Joia da Princesa, está sendo preparado para a Série B do Campeonato Baiano, mas a tradicional casa do Touro do Sertão tem um sério problema no sistema de iluminação, que impede a realização de partidas noturnas. O impasse voltou à evidência, com a divulgação da tabela básica da competição, que prevê jogos do tricolor feirense às quartas-feiras em seu “santuário” e nesse sentido, os dirigentes da SAF/Fluminense de Feira e a Prefeitura Municipal estão unidos em busca de soluções para a questão e assim evitar prejuízos financeiros com partidas realizadas à tarde no meio de semana.
O problema ficou evidenciado no ano passado, quando o Fluminense jogava contra o Juazeiro pela quarta rodada da 2ª divisão do Campeonato Baiano: o jogo foi interrompido após um curto-circuito nos reatores de uma das torres de iluminação. O Fluminense estava vencendo a partida por 1 a 0, com gol de pênalti de Clebson aos 25 minutos. No primeiro tempo o jogo terminou normal. No segundo tempo, aos 17 minutos, a partida foi interrompido devido ao problema na iluminação e a conclusão da partida aconteceu no dia seguinte. De imediato – na oportunidade – a direção do clube solicitou a antecipação dos horários das demais partidas na praça esportiva para as 15 horas. Desde então, essa questão estava sem um desfecho, mesmo porque o equipamento não foi utilizado para partidas profissionais, já que o Bahia de Feira tem a Arena Cajueiro como seu mando de campo para seus compromissos em qualquer competição que disputa.
Com a divulgação da tabela básica da Série B deste ano, os gestores da SAF/Fluminense de Feira aceleraram as tratativas com o Município para se buscar uma solução para o impasse e o tricolor feirense possa então mandar seus jogos no meio de semana à noite. “Já levamos até um engenheiro para fazer uma avaliação técnica para ver o que precisa ser feito e os entendimentos estão acontecendo para que as providências sejam adotadas o mais rápido possível sem maiores prejuízos para o clube em termos da presença de público em seus jogos”, afirmou Filemon Neto, gestor de futebol da SAF/Fluminense de Feira.
Com relação aos horários dos jogos dominicais, a direção optou por manter as 15 horas. “É o horário que normalmente a TV transmitirá os jogos desta competição e além disto entendemos que podemos fugir da concorrência com as partidas do Campeonato Brasileiro. Esperamos com isso ter o maior número de torcedores possível acompanhando nossos jogos”, afirmou Filemon Neto.
A primeira partida do Fluminense programada para o Joia da Princesa, será no dia 12 de junho contra o Jacobinense na segunda rodada da Série B, que se inicia no dia 9 de junho, com o Touro estreando diante do Galícia em Salvador.
Por Cristiano Alves com informações de Miro Nascimento