A Federação Bahiana de Futebol divulgou nesta quarta-feira (15) a tabela básica, regulamento e Plano de Ação da Série B do Baianão 2023. A competição será iniciada em 14 de maio e assim como na Série A, a disputa pelo acesso terá dez clubes nesta edição. O campeão e o vice-campeão conquistarão as vagas na Série A de 2024. Já os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série C. Por conta da campanha sofrível que fez em 2022, o Touro do Sertão na fase classificatória fará mais jogos fora do que dentro de Feira de Santana.
Com um número par de equipes e apenas jogos de ida, sem volta, os clubes acabam tendo um número de jogos ímpar, ou seja, vão ter equipes que jogarão mais em casa do que fora. Os critérios para definição da quantidade de jogos levam em conta a classificação de competições anteriores. Nesse sentido, como foram rebaixados no ano passado, Unirb e Vitória da Conquista jogarão mais em casa do que fora.
Partindo para a classificação da Série B do ano passado Juazeiro e Jequié – semifinalistas – Jacobina, quinto colocado fará mais jogos em casa do que fora. Como o Fluminense em 2022 ficou na nona colocação terá menos jogos em seu mando de campo, que será o Estádio Joia da Princesa. Para a primeira fase, eles ficarão no mesmo grupo, de número 1, e se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os quatro melhores colocados avançarão para a semifinal.
Na semifinal, o 1º colocado do Grupo 1 enfrentará o 4º colocado do Grupo 1. Já o 2º colocado enfrentará o 3º colocado. Os jogos desta fase acontecerão no sistema de ida e volta. Os dois vencedores após os 180 minutos disputarão o título em duas partidas.
Confira os jogos do Fluminense na fase inicial da Série D
14/05 – Leônico x Fluminense
21/05 – Fluminense x Jequié
28/05 – Unirb x Fluminense
04/06 – Fluminense x Juazeiro
11/06 – Grapiúna x Fluminense
18/06 – Fluminense x Colo-Colo
28/06 – Vitória da Conquista x Fluminense
02/07 – Fluminense x Galícia
09/07 – Jacobina x Fluminense
Por Cristiano Alves
Foto – Ascom/Fluminense de Feira