Publicidade
Publicidade

Bode aposta no bom e barato para fazer bonito no Baianão

Compartilhe este Post

Considerado uma das forças do futebol da Bahia, o Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista, vem para o Campeonato Baiano 2022 buscando objetivos diferentes dos últimos dois anos, quando fez campanhas modestas. A equipe busca driblar as dificuldades financeiras e aposta no bom, barato e competitivo para fazer no bonito no estadual que para o Bode, começa no próximo dia 15 de janeiro.

Ederlane Amorim comanda o Bode há aproximadamente 18 anos, desde o ingresso da equipe em atividades profissionais e essa trajetória é marcada por conquistas da 2ª divisão e da Copa Estado, boas campanhas no Campeonato Baiano, além de participações na Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro.

No entanto nos últimos dois anos, o Bode tem feito campanhas modestas em relação a outras participações: em 2020 e 2021, a equipe ficou apenas na 7ª posição na classificação geral do estadual, o que resultou em uma redução de calendário gerando dificuldades financeiras para o time. “Nós somos diferentes em relação a outros clubes que contam com aporte de empresas, ou mesmo do poder público. Aqui nos últimos dois anos a dificuldade foi grande e como temos uma política de não onerar custos, trabalhamos com o que podemos oferecer”, explica Ederlane Amorim. “Aqui em termos de receita temos as cotas da TV e os espaços que negociamos com empresas para que elas coloquem publicidade nas camisas e em placas no estádio. A falta de competições também é outro complicador porque não temos como negociar bons contratos com apenas uma competição que nem chega a três meses de disputa”, complementa.

Mesmo diante das dificuldades, o dirigente acredita que pode montar um time bom, barato e competitivo. “Nós vamos para o Baiano com um orçamento baixo, com uma folha de pagamento que não deverá passar dos R$ 70 mil, contrariando a outros clubes que têm orçamentos próximos dos R$ 200 mil. Porém dentro de campo a coisa é diferente e vamos nos apegar a isso aliando o nosso trabalho com os atletas e comissão técnica para fazemos o melhor”, afirmou Ederlane Amorim.

A última boa participação conquistense foi no Campeonato Baiano de 2019, quando chegou à fase semifinal, mas foi eliminado pelo Bahia de Feira, que ficou com o vice-campeonato estadual daquele ano. “Nos últimos dois anos ficamos lá embaixo na classificação porque não tivemos mais recursos para investir no time. Mas esse ano, o nosso grande objetivo é buscar competições como a Copa do Brasil e Copa do Nordeste por conta do incentivo financeiro que elas têm e aí se pode fazer planejamentos mais audaciosos”, afirmou o dirigente.

O TIME

Uma novidade do Bode para este ano é a contratação do treinador Zé Humberto, que vai trabalhar pela primeira vez no mercado baiano. Zé Humberto é ex-jogador profissional, com passagens por clubes como Santos-SP, Athletico Paranaense, Portuguesa Santista e Figueirense. O novo comandante do Bode tem 59 anos e iniciou sua carreira como treinador em 1997, no Matsubara do Paraná. Ele também esteve à frente do Ferroviária-SP, Francana-SP, Grêmio Maringá-PR, Sergipe, Itumbiara-GO, Operário-MT, entre outros. Possui títulos como Campeonato Capixaba, Campeonato Mineiro 2ª Divisão e Copa Espírito Santo. “A gente teve sempre a ideia de buscar treinadores diferentes, embora tenhamos feito boas campanhas com o Elias Borges, que é daqui e tem grandes serviços prestados, assim como o Lima (Gulhermino Lima) que é o nosso eterno treinador. A vinda de um profissional de fora é justamente para que a gente tenha contato com outras dinâmicas de trabalho e esse foi o motivo de trazer o Zé Humberto, que já havíamos tentado antes, mas não deu certo. Ele tem um bom currículo, o perfil nos agrada e vamos buscar com ele e os nossos atletas fazer uma grande campanha”, afirmou o presidente

O elenco do Bode já está a todo o vapor na pré-temporada, inclusive tendo realizado alguns amistosos. A estreia no Baiano será no dia 15 de janeiro diante do Atlético no Estádio Antônio Carneiro em Alagoinhas, “O Atlético vem de duas excelentes temporadas, sendo que na última foi campeão baiano. Será um adversário difícil, mas estamos nos preparando bem para fazer uma grande estreia e um campeonato bem diferente do que foi nos últimos anos”, declarou Ederlane Amorim.

Por Cristiano Alves com informações de Miro Nascimento

Foto – @lufloress

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *