A terceira participação seguida do Fluminense na 2ª divisão do Campeonato Baiano tem um aspecto crucial que ainda é favorável a equipe: o tempo de preparação, que é o maior dos últimos dois anos.
Havia a expectativa dos gestores da SAF de se iniciar os trabalhos em fevereiro, no mais tardar no mês de março. Porém, aspectos comi a finalização do processo de transformação em SAF, além da preparação de toda a parte estrutural somada a finalização de alguns campeonatos estaduais, retardaram o começo das atividades no tricolor feirense.
Ainda sim, levando em consideração o dia da reapresentação – no caso ontem (22) – até o dia da estreia na competição, 9 de junho, serão mais de 45 dias de pré-temporada. Vale lembrar que em 2022, a competição começou no dia 22 de maio e o tricolor feirense começou seus trabalhos 30 dias antes, em 22 de abril sob o comando do treinador Arnaldo Lira. Naquele ano, vale lembrar que o time ficou na nona colocação com 12 times participantes. No ano passado, a pré-temporada, no comando do treinador Givanildo Sales, teve menor duração: começou em 17 de abril e a bola rolou para valer no dia 14 de maio e o Touro ficou na quinta posição na classificação geral com 10 participantes. Menos tempo ainda teve o treinador Paulo Salles em 2015 para preparar a equipe para a Segundona: 20 dias. Os atletas se apresentaram em 29 de março, a estreia na competição aconteceu em 19 de abril e no final dentre os 11 participantes o Touro foi o vice-campeão na oportunidade cravou seu retorno à elite do futebol baiano após dois anos, já que fora rebaixado em 2013.
Grande parte do atual elenco comandado pelo técnico Paulo Foiani já se encontra em Feira de Santana realizando exames médicos para que logo seja iniciadas as sessões de campo tanto na parte física como na parte técnica e tática. A estreia na Série B 2024 será contra o Galícia em Salvador.
Por Cristiano Alves
Foto – Ascom Flu de Feira