Publicidade
Publicidade

FBF e clubes definem fórmula de disputa e regulamento do Baianão 2021

Compartilhe este Post

O Baianão 2021 começou, oficialmente, a ganhar forma nesta quinta-feira (17). A Federação Bahiana de Futebol realizou, na sede da entidade, a reunião do Conselho Técnico da Série A. O evento contou com participação de dirigentes dos clubes (Atlético, Bahia, Bahia de Feira, Doce Mel, Fluminense de Feira, Jacuipense, Juazeirense, ECPP Vitória da Conquista, Vitória e UNIRB), que foram limitados a comparecer com dois representantes cada, para cumprimento do distanciamento e protocolo de segurança contra a Covid-19. O comando foi do presidente da FBF, Ricardo Lima, acompanhado do vice-presidente, Manfredo Lessa, e a diretora de competições, Taíse Galvão.

No local, os filiados definiram a fórmula de disputa da competição, que será a mesma utilizada em 2020. O estadual será disputado em três fases. A primeira, de classificação, com todos os dez clubes em um mesmo grupo e jogos apenas de ida. Já a segunda fase, semifinal, e a terceira, final, serão disputadas em jogos de ida e volta.

O acesso e rebaixamento foram decididos pelos próprios clubes, por meio de votação. Por sete votos a três, foi escolhido o rebaixamento de apenas um clube, o último colocado da fase de classificação. Com isso, ascenderá à Série A de 2022 apenas o campeão da Série B do Baianão 2021. A proposta da FBF foi de rebaixamento e acesso de dois clubes e recebeu votos apenas de Bahia, Vitória e UNIRB.

Os critérios de desempate também seguirão os mesmos: 1) Maior número de vitórias; 2) Maior saldo de gols; 3 Maior número de gols marcados; 4) Maior número de pontos ganhos no confronto direto; 5) Maior saldo de gols no confronto direto; 6) Menor número de cartões vermelhos recebidos pelos atletas integrantes de cada Associação ao longo da competição; 7) Menor número de cartões amarelos recebidos pelos atletas integrantes de cada Associação ao longo da competição; 8) Sorteio.

Copa do Brasil – Terão direito à 1ª, 2ª e 3ª vagas da Copa do Brasil 2022 o campeão, vice-campeão e 3º colocado do campeonato, respectivamente.

Copa do Nordeste – Terá direito a 1ª vaga da Copa do Nordeste 2022 o campeão do Baianão 2021. A 2ª vaga será do clube mais bem posicionado do Estado no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Já a 3ª vaga, para a disputa da Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no estadual, excluindo os detentores da 1ª e 2ª vagas. Caso o clube da 1ª vaga não esteja disputando as Séries A ou B do Brasileirão, a 3ª vaga será destinada ao clube com a segunda melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

Série D do Brasileirão – As equipes melhores colocadas do Baianão 2021, desde que não sejam integrantes das outras séries do Campeonato Brasileiro, terão direito às duas primeiras vagas na Série D de 2022. Já a terceira vaga será destinada à equipe campeã de uma competição a ser realizada pela FBF no segundo semestre de 2021. Caso não aconteça a competição, a terceira vaga também será destinada ao Baianão.

Protocolos – Os protocolos de imprensa e segurança seguirão a Diretriz Técnica Operacional e o Guia Médico da CBF.

Transmissão – A FBF segue em negociação com emissoras de TV para a transmissão dos jogos do campeonato. A escolhida será divulgada posteriormente. 

A Série A do Baianão 2021 será disputada entre 21 de fevereiro e 23 de maio. A competição terá 13 datas e cada clube fará nove jogos na 1ª fase. 

Os detalhes do Baianão Sub-20 2021 serão definidos em conselho técnico específico da competição.

Texto e Foto: Federação Bahiana de Futebol

Posts Relacionados

72 respostas

  1. Your style is really unique in comparison to other people I’ve read stuff from.
    Many thanks for posting when you’ve got the opportunity, Guess I will just book mark
    this page.

  2. Attractive component to content. I simply stumbled upon your blog
    and in accession capital to assert that I acquire in fact enjoyed account your weblog posts.
    Anyway I’ll be subscribing for your feeds or even I success you get entry
    to persistently fast.

  3. Having read this I thought it was rather enlightening. I appreciate
    you taking the time and energy to put this informative article together.
    I once again find myself spending a significant amount of time both reading and leaving comments.

    But so what, it was still worth it!

  4. Thanks for your personal marvelous posting!
    I genuinely enjoyed reading it, you may be a great author.I will remember to bookmark your blog and may come back in the foreseeable future.
    I want to encourage that you continue your great writing,
    have a nice weekend!

  5. It is perfect time to make a few plans for the future and it is time to be happy.
    I have learn this post and if I may just I desire to counsel you some attention-grabbing issues or tips.
    Perhaps you can write subsequent articles referring to this article.
    I desire to read even more issues approximately it! quest bars
    http://bit.ly/3jZgEA2 quest bars

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *