Um dos principais nomes do Bahia em 2026 apareceu em uma função diferente da habitual na eliminação para o Remo. Artilheiro do Tricolor na temporada e presente na pré-lista da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo, Luciano Juba foi escalado por Rogério Ceni em uma função mais recuada, atuando como uma espécie de terceiro zagueiro, escolha que gerou questionamentos após a queda precoce na Copa do Brasil.
A decisão chamou atenção principalmente pelo momento vivido pelo camisa 46. Com oito gols e três assistências em 21 partidas, Juba divide a artilharia do Bahia com Willian José e se consolidou como uma das peças mais decisivas do elenco.
Mesmo em uma partida que exigia reação ofensiva, Rogério Ceni optou por reposicionar o jogador e explicou a estratégia adotada após a eliminação em Belém.
“Ele realmente é o artilheiro do Bahia, mas a maioria dos gols dele sai em bolas paradas, em faltas ou pênaltis. Hoje eu precisei segurar ele para marcar o Alef Manga. Preferi deixar Juba para construir mais de trás. Foi a opção que encontramos”, afirmou.
Apesar das críticas pela escolha, Ceni avaliou que a comissão técnica adotou a estratégia correta para o confronto.
“Acredito que traçamos a estratégia certa, os jogadores competiram muito e tivemos todas as chances de sair vencedores e classificados. Não conseguimos porque não colocamos a bola para dentro e, quando conseguimos, os gols foram anulados”, acrescentou.
A mudança de função aconteceu justamente no melhor momento da carreira de Juba. Além dos oito gols e três assistências em 2026, o jogador aparece como o lateral com mais gols entre atletas das principais ligas do futebol mundial na temporada.
Mesmo com a alteração tática, o Bahia foi derrotado por 2 a 1 no Mangueirão e acabou eliminado ainda na quinta fase da Copa do Brasil.
O resultado ampliou o momento delicado vivido pelo Esquadrão. A equipe chegou ao sexto jogo consecutivo sem vencer e agora tenta voltar aos trilhos no Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso será no domingo (17), às 16h, diante do Grêmio, na Arena Fonte Nova, pela 16ª rodada.
Fonte:Bahia.ba Foto:Divulgação

