O Bahia se classificou para a terceira fase da Taça Libertadores da América em grande estilo. Em jogo realizado na Arena Fonte Nova nesta terça-feira (25), mais de 45 mil tricolores presenciaram o Esquadrão derrotar o The Strongest, da Bolívia, por 3 a 0, com um de Lucho Rodríguez e dois de Ademir.

O jogo teve início com o Bahia enfrentando um paciente e fechado Strongest. O Esquadrão tentava furar a marcação aurinegra em toques rápidos e utilizando os pontas, mas errava passes e precisava de paciência. Aos 15, o primeiro lance de perigo do Bahia em chute de Lucho que acabou em grande defesa de Banegas. O Esquadrão teve mais outra boa chance aos 26, quando Ademir pegou sobra na frente do gol e chutou por cima. A partida seguiu com o Bahia tocando bola, enquanto o Strongest segurava a bola e deixava o tempo passar. Até que aos 37, Jean Lucas foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti para o Esquadrão. Na cobrança, aos 39, Lucho Rodríguez bateu no meio do gol e fez a festa na Fonte. Ainda no primeiro tempo, Jusino atingiu o próprio Lucho com carrinho desleal e foi expulso da partida.

Na segunda etapa, não demorou para o Bahia ampliar o placar. Logo aos 2 minutos, o time boliviano saiu jogando errado e Lucho trabalhou com com Erick Pulga que deixou Ademir livre na direita para soltar uma bomba e fazer 2 a 0.
Com o rival rendido, o Tricolor chegou ao terceiro aos 17, quando Ademir recebeu lançamento de Pulga e, mesmo marcado, chapou no canto direito de Banegas para levar o Bahia até a terceira fase da Libertadores. No restante da partida, o jogo não mudou com o Bahia partindo para o ataque e fazendo o The Strongest se defender como podia. Banegas conseguiu salvar outras investidas do Tricolor, que poderia tranquilamente ter marcado mais.

Agora, o Bahia espera o vencedor entre Boston Ríver e Ñublense para saber quem será o seu adversário na próxima etapa da Taça Libertadores da América. No próximo sábado (1), O Esquadrão recebe o Jacuipense na Arena Fonte Nova pelas ida das semifinais do Campeonato Baiano, às 16h.
Fotos: Ascom/E.C.Bahia