O Vitória vive um período internamente movimentado, com a aproximação das eleições presidenciais do clube e as discussões, cada vez mais acaloradas, sobre a possibilidade do Leão vir a se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
O presidente do Vitória, Fábio Mota, falou então ao Diplomatas News em relação aos cenários de positivismo ou não, diante da possibilidade do Vitória virar SAF.
“Eu não sou contra SAF, e eu acho que para o futebol nordestino brigar de igual para igual com os clubes do sul. E isso, só através de SAF mesmo, mas não é por isso que a gente vai entregar o patrimônio do clube para qualquer um”, disse Mota.
O presidente inclusive elogiou o trabalho do Bahia, e enalteceu que é um case de sucesso: “Se você parar para fazer uma análise com relação a esse tema, a última SAF que aconteceu no Brasil e se deu bem foi a do Bahia, de lá para cá ninguém mais conseguiu fazer[…] Então não é só o Vitória que quer SAF, são os 20 clubes da série A, da série B; todo mundo buscando grupos para ter SAF, só que não te, o mercado está escasso”, continuou o dirigente.
Se você analisar as últimas SAFs que foram feitas, a do Cruzeiro é uma feita pelo próprio torcedor e dono do maior atacadista do Brasil, ele mesmo, ele é o dono, ele comprou a do Atlético Mineiro da mesma forma, foi feita também por torcedor e dono de banco e por aí vai, então nós não temos grupos interessados no futebol do Brasil, certo? É muita especulação, muito lero lero, deputado querendo o voto dizendo que vai resolver o problema da SAF. E não vai resolver, nós já acabamos de dar até a procuração para ele resolver”, prosseguiu o presidente, que tem tido bons apoiadores para buscar sua reeleição no clube.
O presidente ainda se defende para os que consideram a atual gestão um impedimento para a SAF: “Fica parecendo que é uma coisa nossa, que é uma coisa que a gente aqui está sendo empecilho, nós não somos empecilho. O que eu posso dizer, é que nós encontramos o Vitória na Série C, devendo 600 milhões, sem remédio de salário atrasado, não tinha campo, não tinha bola, não tinha alimentação para a base. O Vitória hoje saiu de seis para 12 campos, temos a maior estrutura do Brasil. Da C a gente foi para B, campeão da B, fomos campeão baiano depois de seis anos, da B fomos para a Série A, da Série A para a Sul-Americana e estamos vivo e ligando com a gestão profissional, a gestão feita de várias e várias pessoas, que eu sou o líder, mas a gente tem várias, várias pessoas que ajudam dentro dessa linha“.
E no posto alto da entrevista, Fábio Mota foi taxativo: “nós somos 100% a favor de Safa, contanto que a gente encontra um grupo de verdade e que não queira ser um grupo que quer fazer a SAF com o próprio dinheiro do Vitória, que com isso a gente já vem gerindo Vitória“.

