Aos 17 anos, João Fonseca estreou no Rio Open com uma atuação de alto nível. Apoiado pela torcida que compareceu à Quadra Guga Kuerten nesta quarta-feira (21), o tenista carioca venceu o francês Arthur Fils, cabeça de chave número 7 no campeonato e 36º no ranking da ATP. O placar foi de 2 sets a 0, com direito a pneu na primeira parcial (6/0) e 6/4 na segunda. Fonseca, número 655 do ranking, conquistou seu primeiro triunfo em competições de nível ATP. Agora Fonseca enfrentará nas oitavas o chileno Cristian Garín, campeão do torneio em 2020.
Logo no game inicial, Fonseca quebrou o saque de Fils. O brasileiro controlou as ações, conquistou belos pontos e não correu riscos. Ainda conseguiu mais duas quebras, animando as arquibancadas do Jockey Club. Para encerrar a parcial e garantir o pneu, João encontrou um lindo ataque curto, que deixou o francês sem reação no fundo da quadra
O segundo set começou mais equilibrado, com Fils jogando melhor e confirmando saques pela primeira vez na partida. Fonseca, no entanto, se mantinha em alto nível, e a quebra chegou no sétimo game. O francês se irritou e quebrou uma raquete.
A edição de 2024 já traz um feito inédito para o Brasil no Rio Open. Pela primeira vez, o país tem quatro representantes nas oitavas de simples. Além de Fonseca, Thiago Wild, Felipe Meligeni e Thiago Monteiro passaram da primeira rodada. Monteiro, aliás, bateu por W.O o favorito ao título e principal nome da geração atual, Carlos Alcaraz, após o espanhol se lesionar durante o duelo. Meligeni e Monteiro medirão forças entre si. Já Wild encara o espanhol Jaume Clar. Todos os brasileiros jogam nesta quinta-feira (22).
Fotos: Rio Open
Fonte: GE