Com a concretização dos rebaixamentos de Bahia e Grêmio na última rodada do Brasileirão, as três principais séries do Campeonato Brasileiro têm todos os participantes definidos para a temporada 2022. A Série D é a única que ainda tem vagas em aberto: restam duas, que serão preenchidas por um clube do Tocantins e outro do Maranhão.
O estado de São Paulo conta com maior número de representantes somando todas as séries. São 05 times na Série A, 04 times na série C, 02 times na série C e 05 times na série D. O estado do Rio Grande do Rio Grande do Sul aparece na segunda colocação com 09 times e o fato que chama atenção é o rebaixamento do Grêmio para a segunda divisão do campeonato brasileiro.
Pela terceira vez em sua história, o Grêmio foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Assim como em 1991 e 2004. Entre os maiores clubes do Brasil, do chamado G12, a marca negativa só não supera a do Vasco, que caiu quatro vezes.
O chamado G-12 do futebol nacional reúne as quatro principais equipes de São Paulo (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo) e do Rio (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco), além dos dois de Porto Alegre (Grêmio e Inter) e Belo Horizonte (Atlético-MG e Cruzeiro.
Em 2021 além de Grêmio e Bahia também foram confirmados os descensos de Chapecoense e Sport. O time pernambucano juntou-se a América-MG, Goiás, Vitória e Coritiba no topo do ranking entre todas as equipes. Estes cinco clubes já foram rebaixados seis vezes.
Confira abaixo a lista de participantes de cada Série do Brasileirão em 2022 (as setas indicam se os clubes chegam às respectivas divisões rebaixados ou tendo sido promovidos).
SÉRIE A
América-MG, Athletico, Atlético-GO, Atlético-MG, Avaí (⬆), Botafogo (⬆), Bragantino, Ceará, Corinthians, Coritiba (⬆), Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás (⬆), Juventude, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo.
Série B
Bahia (⬇), Brusque, Chapecoense (⬇), CRB, Criciúma (⬆), Cruzeiro, CSA, Guarani, Grêmio (⬇), Ituano (⬆), Londrina, Náutico, Novorizontino (⬆), Operário, Ponte Preta, Sampaio Corrêa, Sport (⬇), Tombense (⬆), Vasco e Vila Nova.
Série C
ABC (⬆), Altos, Aparecidense (⬆), Atlético-CE (⬆), Botafogo-PB, Botafogo-SP, Brasil de Pelotas (⬇), Campinense (⬆), Confiança (⬇), Ferroviário, Figueirense, Floresta, Manaus, Mirassol, Paysandu, Remo (⬇), São José, Vitória (⬇), Volta Redonda e Ypiranga-RS.
Série D*
- 4 de Julho-PI
- Ação-MT
- Afogados-PE
- Aimoré-RS
- Amazonas
- América-RN
- Anápolis
- ASA-AL
- Atlético de Alagoinhas-BA
- Azuriz-PR
- Bahia de Feira-BA
- Brasiliense
- Caldense-MG
- Castanhal-PA
- Caxias
- Ceilândia-DF
- Cianorte-PR
- Costa Rica-MS
- Crato-CE
- CSE-AL
- FC Cascavel
- Ferroviária-SP
- Fluminense-PI
- Globo-RN
- Grêmio Anápolis
- Humaitá-AC
- Icasa-CE
- Inter de Limeira
- Iporá-GO
- Jacuipense-BA (⬇)
- Juazeirense-BA
- Juventus Jaraguá-SC
- Lagarto-SE
- Marcílio Dias-SC
- Moto Club
- Náutico-RR
- Nova Iguaçu-RJ
- Nova Venécia-ES
- Oeste (⬇)
- Operário-MT
- Pacajus-CE
- Paraná (⬇)
- Pérolas Negras-RJ
- Pouso Alegre-MG
- Porto Velho-RO
- Portuguesa-RJ
- Próspera-SC
- Real Noroeste-ES
- Rio Branco
- Salgueiro-PE
- Santa Cruz (⬇)
- Santo André
- São Bernardo
- São Luiz-RS
- São Paulo Crystal-PB
- São Raimundo-AM
- São Raimundo-RR
- Sergipe
- Sousa-PB
- Trem-AP
- Tuna Luso-PA
- URT-MG
Fonte: GE foto: reprodução