Nada de McLaren nem de Red Bull nos Estados Unidos: a Ferrari foi a vencedora da corrida disputada em Austin no Texas, com Charles Leclerc em primeiro e Carlos Sainz completando a dobradinha da escuderia italiana no retorno da Fórmula 1 após um mês sem provas. Max Verstappen completou o pódio.
A largada aconteceu de forma surpreendente: Norris conseguiu superar Verstappen, mas, ainda na primeira curva, ao tentar impedir a chegada do holandês, o britânico da McLaren não viu a aproximação de Leclerc e foi ‘passado para trás’ pelo monegasco, que assumiu a liderança. Lando ainda foi superado por Sainz, que estava logo ao lado do companheiro de equipe.
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/0/b/KEJzZqQmqhtYnqO1BWfw/000-36kj4nc.jpg)
Na terceira volta, Hamilton causou uma bandeira amarela ao passar direto na curva 19, ir para brita e o carro ficar preso por lá. Logo depois, o safety car ‘deu as caras’. O safety car ‘deu o pé’ na quinta volta e Leclerc abriu uma distância segura para Verstappen. Após a conturbação das primeiras voltas, a prova deu uma acalmada.
Russell, que largou do pitlane por ter trocado as peças do carro, entrou na missão de escalar o pelotão em busca de uma boa colocação, contudo, em uma das ultrapassagens, o piloto da Mercedes foi punido em 5s por jogar Bottas para fora da pista. Na décima nona volta a janela de paradas foi iniciada com as equipes do fundo do grid fazendo suas trocas primeiro. Três voltas depois, George já ocupava a oitava colocação. No mesmo momento, Sainz foi para os boxes na tentativa de fazer um undercut.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/z/d/JAuzP8R0mQTmF8oMzvDw/gettyimages-2179827968-1-.jpg)
A 26ª volta ficou marcada pela parada de Verstappen. Com 13s de vantagem, Leclerc também optou por ir aos boxes e, com uma parada de 2.5s, o monegasco voltou atrás de Piastri e Norris – que ainda não tinham ido ao pit. Foi na volta 32 que Lando entrou nos boxes para a troca de compostos, com Charles reassumindo a ponta.
Restando dez voltas, a Norris tentava de todas as formas ultrapassar Verstappen pela terceira colocação e a disputa tomou proporções emocionantes. Na volta 53, Lando conseguiu. Na curva 18, eles colocaram lado a lado, Max chegou a espremer o piloto da McLaren, os dois saíram do traçado, mas o britânico se deu melhor e, finalmente, pegou o terceiro lugar. Um pouco mais atrás, Russell e Pérez também se enfrentavam de forma ‘ácida’, a Mercedes chegou a superar o mexicano, mas o troco veio logo depois.

Pouco depois, Norris acabou sendo punido por ter saído da pista e ganhado vantagem no embate com Verstappen. Confira abaixo o resultado completo:
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Max Verstappen (RBR)
- Lando Norris (McLaren)
- Oscar Piastri (McLaren)
- George Russell (Mercedes)
- Sergio Pérez (RBR)
- Nico Hulkenberg (Haas)
- Liam Lawson (RB)
- Franco Colapinto (Williams)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Yuki Tsunoda (RB)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Alexander Albon (Williams)
- Valtteri Bottas (Sauber)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Guanyu Zhou (Sauber)
- Lewis Hamilton – ABANDONOU.
Fotos: Getty Images