Nada de McLaren nem de Red Bull nos Estados Unidos: a Ferrari foi a vencedora da corrida disputada em Austin no Texas, com Charles Leclerc em primeiro e Carlos Sainz completando a dobradinha da escuderia italiana no retorno da Fórmula 1 após um mês sem provas. Max Verstappen completou o pódio.
A largada aconteceu de forma surpreendente: Norris conseguiu superar Verstappen, mas, ainda na primeira curva, ao tentar impedir a chegada do holandês, o britânico da McLaren não viu a aproximação de Leclerc e foi ‘passado para trás’ pelo monegasco, que assumiu a liderança. Lando ainda foi superado por Sainz, que estava logo ao lado do companheiro de equipe.
Na terceira volta, Hamilton causou uma bandeira amarela ao passar direto na curva 19, ir para brita e o carro ficar preso por lá. Logo depois, o safety car ‘deu as caras’. O safety car ‘deu o pé’ na quinta volta e Leclerc abriu uma distância segura para Verstappen. Após a conturbação das primeiras voltas, a prova deu uma acalmada.
Russell, que largou do pitlane por ter trocado as peças do carro, entrou na missão de escalar o pelotão em busca de uma boa colocação, contudo, em uma das ultrapassagens, o piloto da Mercedes foi punido em 5s por jogar Bottas para fora da pista. Na décima nona volta a janela de paradas foi iniciada com as equipes do fundo do grid fazendo suas trocas primeiro. Três voltas depois, George já ocupava a oitava colocação. No mesmo momento, Sainz foi para os boxes na tentativa de fazer um undercut.
A 26ª volta ficou marcada pela parada de Verstappen. Com 13s de vantagem, Leclerc também optou por ir aos boxes e, com uma parada de 2.5s, o monegasco voltou atrás de Piastri e Norris – que ainda não tinham ido ao pit. Foi na volta 32 que Lando entrou nos boxes para a troca de compostos, com Charles reassumindo a ponta.
Restando dez voltas, a Norris tentava de todas as formas ultrapassar Verstappen pela terceira colocação e a disputa tomou proporções emocionantes. Na volta 53, Lando conseguiu. Na curva 18, eles colocaram lado a lado, Max chegou a espremer o piloto da McLaren, os dois saíram do traçado, mas o britânico se deu melhor e, finalmente, pegou o terceiro lugar. Um pouco mais atrás, Russell e Pérez também se enfrentavam de forma ‘ácida’, a Mercedes chegou a superar o mexicano, mas o troco veio logo depois.
Pouco depois, Norris acabou sendo punido por ter saído da pista e ganhado vantagem no embate com Verstappen. Confira abaixo o resultado completo:
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Max Verstappen (RBR)
- Lando Norris (McLaren)
- Oscar Piastri (McLaren)
- George Russell (Mercedes)
- Sergio Pérez (RBR)
- Nico Hulkenberg (Haas)
- Liam Lawson (RB)
- Franco Colapinto (Williams)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Yuki Tsunoda (RB)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Alexander Albon (Williams)
- Valtteri Bottas (Sauber)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Guanyu Zhou (Sauber)
- Lewis Hamilton – ABANDONOU.
Fotos: Getty Images