Depois da demissão de Sergio Pérez, a Red Bull confirmou Liam Lawson como novo companheiro de Max Verstappen a partir de 2025. O neozelandês ‘passou’ na frente de Yuki Tsunoda, que foi seu companheiro na RB durante as últimas seis corridas do calendário da Fórmula 1 em 2024.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (19), confirmando os rumores que rondavam o paddock há algumas corridas.
Lawson declarou que está “ansioso” para começar a trabalhar ao lado de Verstappen e testar seus limites.
Nascido no dia 11 de fevereiro de 2002, o piloto começou a carreira no kart aos sete anos, competindo diversos campeonatos na Nova Zelândia, incluindo dois títulos conquistados em 2014.
Em 2019, Lawson foi contratado pela MP Motorsport para disputar a Fórmula 3, mas conquistou apenas dois pódios pela equipei naquela temporada, conquistando 41 pontos no total. Naquele mesmo ano, neozelandês foi contratado para a academia da Red Bull.
No ano seguinte, ele disputou a categoria pela Hitech, conquistando três vitórias e seis pódios, finalizando a temporada em quinto lugar.
Lawson foi promovido para a Fórmula 2 pela mesma equipe e a primeira corrida lhe garantiu uma vitória, mas esse foi o único triunfo do neozelandês naquele ano. O piloto conciliou as corridas com etapas da DTM, pilotando pela Red Bull AF Cors, onde se consagrou vice-campeão.
Em 2022, o piloto se transferiu para a Carlin e terminou em terceiro lugar, vencendo quatro corridas naquele ano. No ano seguinte, ele competiu a Super Fórmula Japonesa pela equipe Mugen e conquistou o vice-campeonato, oito pontos atrás de Ritomo Miyata.
Lawson passou a ser piloto reserva da AlphaTauri em 2023 e, inclusive, substituiu Daniel Ricciardo por cinco corridas após o acidente do australiano no GP de Zandvoort.
O neozelandês foi promovido oficialmente ao lado de Tsunoda na RB em 2024, após o GP de Singapura, fazendo as últimas etapas da atual temporada com o japonês.
Fotos: Reprodução – Fonte: motorsport