O Vasco conquistou uma virada nos acréscimos e derrotou o Fluminense por 2 a 1 no primeiro duelo da semifinal da Copa do Brasil, nesta quinta-feira, no Maracanã. A equipe de Luis Zubeldía dominou o primeiro tempo e abriu o placar com Serna antes do intervalo. Já no segundo tempo, o time de Fernando Diniz voltou mais ofensivo, assumiu o controle do jogo, empatou com Rayan e acabou sofrendo a virada nos acréscimos, quando Vegetti saiu do banco para garantir a vitória vascaína.
Primeiro tempo
A equipe visitante dominou completamente a primeira etapa. Logo nos minutos iniciais, o time de Zubeldía impôs ritmo com passes rápidos e verticais, envolvendo a defesa do Cruzmaltino, que encontrou dificuldade para acertar a marcação. Aos seis minutos, Lucho finalizou com perigo após uma chegada veloz pelo lado direito. Já aos 21, o Tricolor converteu uma jogada ensaiada: Renê cobrou a falta, Thiago Silva ganhou pelo alto e apenas escorou para Serna. O colombiano chutou rasteiro, a bola desviou em Andrés e morreu no canto, abrindo o placar.

Segundo tempo
O Vasco voltou do intervalo muito mais ofensivo e, logo aos quatro minutos, empatou com Rayan após boa jogada de Andrés pela direita. O Fluminense, por sua vez, caiu de produção: perdeu intensidade, deixou de acelerar as jogadas e não conseguiu manter a mesma solidez defensiva.
Pumita continuou sendo um dos destaques, criando duas grandes chances — uma defesa difícil de Fábio e um cabeceio na trave. Zubeldía tentou dar mais mobilidade ao Flu com a entrada de Keno, mas o atacante pouco acrescentou. Serna, já desgastado, também não conseguia superar a marcação de Puma.
Quando o empate parecia definido e os times já administravam o jogo pensando na partida de volta, Rayan voltou a brilhar. Depois de uma sequência de dribles e da cobrança rápida de falta, ele acionou Andrés, que cruzou com precisão para Vegetti — o atacante cabeceou para o gol e colocou o Vasco em vantagem na briga pela vaga na final da Copa do Brasil.
Com o placar obtido, o Vasco chega ao segundo jogo podendo até empatar para garantir presença na final da Copa do Brasil. Já o Fluminense precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis, ou conquistar um triunfo por dois ou mais gols para avançar diretamente. As equipes voltam a se enfrentar no domingo, às 20h30.
Na outra semifinal, Cruzeiro e Corinthians brigam por uma vaga na decisão também no domingo, às 18h. O time paulista leva vantagem após vencer a primeira partida por 1 a 0 e entra em campo com a vantagem no confronto.

