Brasil empatou em 1 a 1 com o Uruguai, nesta terça-feira (19), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 12ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo. Valverde marcou para a Celeste, mas Gerson deixou tudo igual para a seleção de Dorival Júnior com um golaço.
O resultado, porém, foi ruim para a canarinho, que terminou um ano melancólico, apenas na 5ª posição, com 18 pontos, sete a menos que a líder Argentina. A equipe de Marcelo Bielsa, por sua vez, encerra 2024 na vice-liderança, com 20.
Vale lembrar que os seis primeiros colocados vão direto ao Mundial de 2026, enquanto o sétimo disputa a repescagem. Já Dorival conclui seu primeiro ano de trabalho à frente da seleção deixando a desejar, com seis vitórias, sete empates e uma derrota.
Apesar de ter mais o controle do jogo nos 45 minutos iniciais, a seleção de Dorival viu a equipe de Marcelo Bielsa chegar com mais perigo.
Na melhor chance da Canarinho, Igor Jesus, de cabeça, colocou Rochet para trabalhar após cobrança de escanteio de Raphinha, aos 46. Antes disso, porém, o Uruguai assustou aos 39, quando Valverde finalizou rasteiro, e a bola passou perto do gol de Ederson.
Precisando da vitória para chegar à vice-liderança, o Brasil voltou tomando as iniciativas no 2º tempo. Quem balançou as redes, no entanto, foi o adversário. Aos 9, Valverde levou a melhor sobre Bruno Guimarães e finalizou no cantinho para fazer 1 a 0 para o Uruguai.
Só que a seleção pentacampeã reagiu e deixou tudo igual na sequência com um golaço de Gerson. O volante do Flamengo arriscou de fora da área, sem chances para Rochet. O gol deu ânimo ao time de Dorival, que foi para cima em busca da virada, enquanto a Celeste se fechou. E foi assim durante boa parte da etapa final.
Apesar das oportunidades criadas, o Brasil não conseguiu marcar e deixou o campo vaiado pela torcida.
Próximos jogos do Brasil:
Colômbia (C) – 20/03, a definir – eliminatórias para a Copa do Mundo
Argentina (F) – 25/03, a definir – eliminatórias para a Copa do Mundo
Fotos: Reprodução