Estreia vergonhosa para o Brasil no Sul-Americano Sub-20, disputado na Venezuela. Desencontrada da defesa ao ataque e sem qualquer poder de reação, a seleção comandada por Ramon Menezes foi goleada pela Argentina por 6 a 0, pelo Grupo B, em Valencia. Recordista de títulos sul-americanos, com 12 conquistas, a seleção brasileira sub-20 jamais tinha perdido uma partida por mais de três gols de diferença na competição.
A goleada humilhante deixa o Brasil em último lugar no Grupo B, atrás pelo saldo de gols da Bolívia, que também nesta sexta-feira perdeu por 2 a 1 para o Equador. A Colômbia, também do Grupo B, folgou na primeira rodada. A seleção brasileira volta a campo domingo, contra a Bolívia, às 18h (horário de Brasília), novamente no Estádio Miguel Delgado, em Valencia. No segundo jogo da rodada dupla, às 20h30, a Argentina enfrenta a estreante Colômbia. Os três primeiros de cada chave avançam ao hexagonal final. Veja a tabela completa do Sul-Americano Sub-20.
A Argentina vencia o Brasil por 3 a 0 com 11 minutos de jogo, gols marcados com extrema facilidade diante de uma defesa desorganizada na saída de jogo e perdida na marcação. Aos seis, a Argentina recuperou a bola pela direita, Acuña fez boa jogada na área e cruzou para Subiabre fazer 1 a 0. Um minuto depois, novo erro da defesa brasileira, Echeverri recebeu na área, driblou o marcador e ampliou de canhota. Aos dez, Igor tentou impedir a conclusão de Ruberto na pequena área, após cruzamento de Echeverri, e marcou contra. O Brasil conseguiu estancar o sufoco, mas ficou muito longe de ameaçar o gol adversário.
A volta do intervalo parecia um replay do início do jogo. Com oito minutos, a Argentina já tinha feito mais dois gols, com Ruberto e Echeverri, o destaque da partida. Com a vitória construída, os argentinos diminuíram o ritmo, e mesmo com a rival recuada, o Brasil não foi capaz de esboçar reação. E ainda levou o sexto gol, aos 33, em cabeçada de Hidalgo no meio da área, após escanteio da direita.
Fotos: Reprodução