Alexandre Pantoja venceu Steve Erceg na luta principal do UFC 301, pelo cinturão dos Pesos Moscas do UFC, neste sábado (4), na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro. Além do campeão, a lenda José Aldo também deu show em seu retorno aos ringues (para o que provavelmente foi sua última luta), ao bater o americano Jonanthan Martinez. Outros oito brasileiros venceram ao longo da noite, para delírio do público presente.
Pelo título mundial peso mosca, Pantoja começou acertando socos e colocando a luta no chão, mas o australiano defendeu bem. No segundo assalto, Pantoja diminuiu o ritmo, mas conseguiu outra queda e, Erceg evitou a chave de braço. Aí o australiano encaixou bons golpes também no terceiro round, incluindo uma cotovelada que abriu grande corte na testa de Pantoja, que o levou para o chão para um mata-leão, mas sem sucesso. No quarto round, o australiano quem buscava a queda. Alexandre escapou mas sofreu mais cortes na testa por golpes de Steve. No último round, o brasileiro reverteu duas quedas de Erceg, tentando uma “mochila” e se defendendo bem. No fim, vitória de Pantoja por decisão dos juízes.
Já na volta de José Aldo, um início estudado com trocação de socos e chutes de longa distânica. Apenas o americano tentou uma queda, mas rápidamente defendida. No segundo round, Jonanthan tentou a luta no chão novamente, Aldo travou na grade e conseguiu evitar a queda. Após a separação, o brasileiro se saiu melhor na trocação e aplicou mais golpes efetivos. No terceiro assalto, Aldo e Martinez se abraçaram e o brasileiro se defendeu bem dos ataques do americano, usando a guarda alta e jabs curtos. No minuto final, Aldo encaixou ótima sequência que deixou o americano tonto, foi para a luta no chão e garantiu a vitória por decisão unânime.
Demais combates da noite:
- Vitor Petrino foi batido pelo americano Anthony Smith. O brasileiro foi pego na guilhotina em pé, Smith o levou ao chão e se manteve na submissão para vencer ainda no round 1.
- Michel Pereira venceu o ucraniano Ihor Potieria por submissão no 1° round. O paraense derrubou e deu uma cambalhota, acertando o joelho no ombro de Ihor e encaixando a guilhotina em pé .
- Após round 1 frio, Caio Borralho venceu Paul Craig por nocaute no 2° assalto ao tomar as ações na parte final, com uma joelhada que derrubou o escocês e uma sequência de socos e cotoveladas para sair com a vitória.
RESULTADOS DO CARD PRINCIPAL:
Alexandre Pantoja venceu Steve Erceg por decisão unânime (48-47, 48-47 e 49-46)
José Aldo venceu Jonathan Martinez por decisão unânime (triplo 30-27)
Anthony Smith venceu Vitor Petrino por finalização aos 2min do R1
Michel Pereira venceu Ihor Potieria por finalização aos 54s do R1
Caio Borralho venceu Paul Craig por nocaute aos 2min10s do R2
RESULTADOS DO CARD PRELIMINAR:
Joanderson Tubarão venceu Jack Shore por nocaute técnico aos 3min35s do R2
Iasmin Lucindo venceu Karolina Kowalkiewicz por decisão unânime (triplo 30-27)
Myktybek Orolbai venceu Elves Brener por decisão unânime (triplo 29-27)
Drakkar Klose venceu Joaquim Silva por decisão unânime (triplo 29-28)
Maurício Ruffy venceu Jamie Mullarkey por nocaute técnico aos 4min42s do R1
Dione Barbosa venceu Ernesta Kareckaite por decisão unânime (triplo 29-28)
Ismael Bonfim venceu Vinc Pichel por decisão unânime (triplo 30-27)
Alessandro Costa venceu Kevin Borjas por nocaute técnico com 1min35s do R2
Fotos: Divulgação/UFC