Foram quase dez anos seguidos com o Brasil ostentando ao menos um cinturão no UFC entre homens e mulheres. Com a aposentadoria de Amanda Nunes no mês passado, o país voltou a ficar sem campeões na organização. Mas Neste sábado, em Las Vegas, Alexandre Pantoja terá a missão de fazer essa maré virar novamente. O lutador carioca de 33 anos enfrenta o campeão dos moscas (até 56,7kg) Brandon Moreno na co-luta principal do UFC 290.
Com 30 lutas no currículo profissional de MMA, depois de somar 25 vitórias e cinco derrotas, Pantoja chegou ao UFC via TUF, na temporada 24, onde chegou às semifinais. Logo na primeira rodada do reality show, ele venceu Brandon Moreno com uma finalização no segundo round, em 2017. Quase dois anos depois, Pantoja venceria o mexicano já no UFC numa decisão unânime. O clima, à época, era amistoso.
Pantoja se diz pronto para mudar de patamar na carreira. Até bem pouco tempo atrás, ele precisava aliar os treinos com a função de entregador, enquanto a esposa precisou fazer faxinas. “Por tudo que passei, vejo que mereço, fiz todo o caminho. As escolhas da minha vida foram para isso acontecer. Fui para a American Top Team, foi uma escolha minha, parece que foram tudo flores, mas não, passei um dobrado para ir pra lá. Minha família estava no Brasil, eu poderia estar muito bem cheio de dólar no Rio de Janeiro, mas não, a gente optou por isso. Não só pela minha carreira profissional, mas familiar”.
CONFIRA O CARD DO UFC 290:
8 de julho de 2023, às 19h (de Brasília), em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL:
Peso-pena: Alexander Volkanovski x Yair Rodriguez
Peso-mosca: Brandon Moreno x Alexandre Pantoja
Peso-médio: Robert Whittaker x Dricus Du Plessis
Peso-leve: Jalin Turner x Dan Hooker
Peso-médio: Bo Nickal x Val Woodburn
CARD PRELIMINAR:
Peso-meio-médio: Robbie Lawler x Niko Price
Peso-meio-médio: Jack Della Maddalena x Josiah Harrell
Peso-palha: Yazmin Jauregui x Denise Gomes
Peso-meio-pesado: Jimmy Crute x Alonzo Menifield
Peso-casado (59kg): Edgar Chairez x Tatsuro Taira
Peso-meio-pesado: Vitor Petrino x Marcin Prachnio
Peso-galo: Cameron Saaiman x Terrence Mitchell
Peso-mosca: Shannon Ross x Jesus Aguilar
Peso-leve: Kamuela Kirk x Esteban Ribovics
Fonte-GE