Cada vez mais perto do tricampeonato de Fórmula 1, Max Verstappen deu nesta sexta-feira (6) o primeiro passo rumo à vitória no GP do Catar. Com a volta de 1m23s778, o holandês fez a 30ª pole position da carreira e a 10ª da temporada, largando na corrida de domingo (8) à frente de George Russell. Lewis Hamilton, originalmente 5°, subiu para 3° com a exclusão das voltas de Lando Norris e Oscar Piastri por limites de pista.
O fim de semana terá um formato diferente devido à corrida sprint, a ser realizada neste sábado (7); por isso a classificação tradicional ocorreu hoje. E Verstappen depende de apenas três pontos na sprint para cravar seu terceiro título mundial no Circuito de Lusail.
O holandês da RBR dominou os três segmentos da disputa com sobras, superando facilmente a concorrência da McLaren, protagonista desta metade final da temporada, e a Mercedes, que foi ganhando força no decorrer da classificação. No entanto, Max estará sozinho no top 10 do grid inicial deste domingo, já que Sergio Pérez teve sua volta deletada no Q2 e ficou apenas em 13º.
GRID COMPLETO DE LARGADA PARA A CORRIDA NO DOMINGO:
1. Max Verstappen (RBR)
2. George Russell (Mercedes)
3. Lewis Hamilton (Mercedes)
4. Fernando Alonso (Aston Martin)
5. Oscar Piastri (McLaren)
6. Charles Leclerc (Ferrari)
7. Pierre Gasly (Alpine)
8. Esteban Ocon (Alpine)
9. Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
10. Lando Norris (McLaren)
11. Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
12. Carlos Sainz (Ferrari)
13. Sergio Pérez (RBR)
14. Alexander Albon (Williams)
15. Nico Hulkenberg (Haas)
16.Logan Sargeant (Williams)
17. Lance Stroll (Aston Martin)
18. Liam Lawson (AlphaTauri)
19. Kevin Magnussen (Haas)
20. Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
Fonte: GE