A Fórmula 1 está cada vez mais próxima de retornar ao Grupo Globo em 2025. Nesta quarta-feira (3), surgiu a notícia de que o Grupo Bandeirantes, atual detentora dos direitos de transmissão e ‘casa’ da F1 na TV brasileira desde 2021, vive crise nos bastidores, relativo a cobertura do fim da temporada 2024. Isso porque a emissora paulista correria o risco de ‘perder’ a transmissão do resto do atual campeonato pois o Grupo Bandeirantes não estaria pagando à Liberty Media, dona da F1, alguns valores correspondentes aos direitos de TV de 2024.
Segundo informações, a categoria não sairá do canal de São Paulo neste ano. A própria F1 se manifestou oficialmente na madrugada desta quarta-feira: “Não há planos da F1 ou da Band para cessar as transmissões no Brasil pelo restante deste ano. Estamos atualmente em várias discussões sobre os direitos de 2025”. Reservadamente, fontes do mercado também haviam indicado à reportagem que seria pouco provável o encerramento da cobertura antes do final da temporada.
Então o retorno da F1 à emissora do Rio de Janeiro era inesperado pelo fato de o Grupo Bandeirantes ainda ter um contrato com a Liberty até o fim de 2025, como a emissora paulista vem destacando oficialmente, mas a volta da elite global do esporte a motor à Globo já é dada como realidade por vários interlocutores. A Band ‘recebeu’ a F1 após quatro décadas da competição na Globo, e, após um primeiro ano com grandes resultados, ‘puxados’ pela batalha épica entre Max Verstappen e Lewis Hamilton pelo título mundial, a competitividade não foi a mesma nas temporadas seguintes.
Há dificuldades no pagamento à F1 pela Band após o canal ver um de seus parceiros comerciais não honrar compromissos de patrocínio acordados para exposição de marca nas transmissões. Com tais problemas no pagamento, players negociaram com a F1, especialmente a Globo.
Caso feche contrato, a Globo deve transmitir boa parte da temporada 2025 e, quando houver conflito entre F1 outras atrações de televisão aberta, fazer uma cobertura extensa da categoria máxima do automobilismo mundial no SporTV, seu canal ‘a cabo’. Além disso, fala-se que o streaming Globoplay deve oferecer um pacote de assinatura incluindo o F1 TV, serviço on demand cuja opção ‘Pro’ dá a opção de ver os GPs da elite global do esporte a motor ao vivo.