Xangai reservou uma sexta-feira (19) cheia de loucuras, a começar com a liderança de Lance Stroll ao fim do treino livre. Mas a classificação que definiu o grid da corrida sprint do GP da China, (a primeira das seis sprints do ano) foi ainda mais maluca. Em meio ao caos da chuva no SQ3, Lando Norris ficou com a ‘pole’ seguido de Lewis Hamilton e Fernando Alonso.
Após o fim do treino livre, uma leve chuva caiu sobre o circuito, baixando a temperatura da pista o suficiente para dificultar o aquecimento dos pneus. Pérez foi o mais rápido desta etapa. Foram eliminados do SQ1, ficando com as posições de 16º a 20º no grid da sprint, respectivamente: Pierre Gasly, Esteban Ocon, Alex Albon, Yuki Tsunoda e Logan Sargeant.
O início do SQ2 atrasou devido a mais um incêndio repentino na grama na curva 5. Esse atraso permitiu a aproximação da chuva. Com isso, os pilotos fizeram fila tentando fazer suas voltas antes que a precipitação viesse. Verstappen foi o mais rápido e o anfitrião Guanyu Zhou foi para o SQ3 e animou a torcida da casa. Foram eliminados, ficando com as posições de 11º a 15º para o sprint: George Russell, Kevin Magnussen, Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo e Lance Stroll, nessa ordem.
No SQ3, muita chuva e todos foram à pista de pneus intermediários. Mas a pista estava muito escorregadia devido à pintura recente do asfalto e ninguém conseguia se manter em pista, tornando tudo uma grande roleta russa. Com relógio zerado, Lando Norris fez 01min57s940, com Lewis Hamilton em 2° e Alonso em 3°. Max Verstappen, Carlos Sainz, Sergio Pérez, Charles Leclerc, Oscar Piastri, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu fazem o top 10.
A F1 retorna ainda hoje, às 23h55, para a animada corrida sprint, seguido da classificação para o GP da China às 4h.
Fonte: Motorsport
Fotos: Reprodução