Fim da linha para Nick De Vries. A AlphaTauri bateu o martelo nesta terça-feira (11), confirmando a saída do holandês de 25 anos da equipe de forma imediata após 10 GPs da temporada 2023 da Fórmula 1. No lugar dele, a escuderia oficializou o retorno Daniel Ricciardo ao grid. O melhor resultado de De Vries (que amarga a última colocação na classificação de pilotos no ano) foi a 12ª posição em Mônaco.
A decisão do time italiano veio após performances abaixo do esperado do piloto, que vem decepcionando em seu ano de estreia na F1 após grandes expectativas. De Vries chegou à AlphaTauri em 2023 após uma ótima participação com a Williams no GP da Itália de 2022, além de seus títulos na Fórmula 2 e na Fórmula E. Ele acumulou uma série de incidentes, além de resultados que ficaram bem aquém de seu companheiro de equipe, Yuki Tsunoda (responsável pelos únicos 2 pontos da AlphaTauri, que é lanterna na classificação de construtores).
Para o seu lugar, a escuderia trás de volta Daniel Ricciardo, que já correu pelo time de Faenza na era Toro Rosso. Após perder a vaga na McLaren para Oscar Piastri, o australiano voltou à Red Bull como piloto reserva, e seu trabalho no simulador rendeu elogios do time austríaco (lembrando que a AlphaTauri é o’time B’ da RedBull, podendo compartilhar dados, peças e pilotos). Franz Tost, chefe do time, disse: “Fico feliz em receber Daniel de volta à equipe. Não há dúvidas sobre suas habilidades, e ele já conhece muitos de nós, então sua integração será fácil e direta. A equipe também lucrará com sua experiência, como vencedor de 8 GPs”.
Fonte-Motorsport