A Federação Internacional de Natação (Fina) remarcou nesta segunda-feira o campeonato mundial de esportes aquáticos de 2021 em Fukuoka para maio de 2022, a fim de evitar um conflito com a Olimpíada de Tóquio.
As novas datas para o evento de natação na cidade japonesa são de 13 a 29 de maio de 2022.
“Depois de contato com as partes interessadas e receber feedback delas, não temos dúvidas de que a decisão tomada fornecerá as melhores condições possíveis para todos os participantes do campeonato”, disse o presidente da Fina, Julio Maglione.
“Em um momento de incerteza sem precedentes, a Fina espera que o anúncio dessas datas permita alguma clareza no planejamento para todos os envolvidos.”
A Fina teve que mudar o campeonato porque a data de 16 de julho a 1º de agosto de 2021 coincidiu com o novo período dos Jogos de Tóquio, que foram adiados devido à pandemia de Covid-19.
Após consulta com emissoras, atletas e federações nacionais, a troca segue decisão semelhante de atletismo e futebol para o campeonato mundial no Oregon e a Eurocopa de futebol feminino, respectivamente.
Soichiro Takashima, prefeito de Fukuoka, disse que não haverá redução no cronograma da competição. “Continuaremos empregando nossos maiores esforços para eliminar a Covid-19 o mais cedo possível, para atender às expectativas dos atletas e fãs de esportes”, afirmou.
Fonte: Terra | Foto: Reuters