O episódio de racismo envolvendo os torcedores no amistoso entre Espanha e Egito em 31 de março voltou a ser tema de debate nesta segunda-feira (6), durante coletiva do atacante Vini Jr como prévia do encontro entre Real Madrid x Bayern de Munique pelo jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.
No duelo entre as duas seleções, torcedores espanhóis ofenderam os egípcios aos gritos de “quem não pula é muçulmano”. Seguidor do islamismo, o atacante Lamine Yamal, do Barcelona e da seleção da Espanha, externou seu descontentamento nas redes sociais e classificou os envolvidos nas manifestações como “ignorantes e racistas”.
Alvo recorrente de manifestações deste tipo desde que trocou o Flamengo pelo Real, o brasileiro foi questionado a respeito do incidente no amistoso. Na resposta, condenou as manifestações racistas e procurou dar apoio a Lamine Yamal.
“É um tema sempre complicado de falar, mas que acontece muitas vezes. Tomara que possamos continuar nesta luta. É importante também que Lamin fale e isto pode ajudar aos demais”, afirmou o atacante.
Na conversa com os jornalistas, o jogador afirmou ainda que personalidades esportivas precisam aproveitar a sua influência e visibilidade para se posicionar e dar voz e respaldo aos menos favorecidos.
“Nós somos famosos, temos dinheiro, podemos equilibrar estas coisas. Os pobres, os negros, que estão por todos os lados seguramente têm mais dificuldades que nós. Então, as pessoas que tem muita força, os jogadores, nós temos que estar juntos”, afirmou o jogador.
Vini Júnior destacou ainda que esse tipo de preconceito existe não só nos países mais desenvolvidos da Europa, mas em todos os continentes e reforçou seu ponto de vista.
“Não digo que Espanha, Alemanha ou Portugal são países racistas, mas que há racistas nestes países também – inclusive no Brasil. Em muitos países, há racistas. Mas se seguirmos esta luta juntos, no futuro os novos jogadores podem deixar de passar por estas cosas, e as pessoas também”, completou.
Fonte:Band.com Foto:Divulgação

