Em meados dos anos 90, Antônio Lopes que sempre teve envolvimento com a questão social mergulhou em projetos nessa esfera através da Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana (Famfs). Os projetos ganharam tanta relevância, que no começo dos anos 2000 Feira de Santana ganhou notoriedade em diversos países do mundo.
Lopes conta que no começo a ideia era atender uns 20 garotos através de pequenos projetos com a fundação. “A gente começou de forma tímida, mas na minha cabeça sempre vinha o questionamento ‘por que ajudar 200 ao invés de 20?’. Começamos a trabalhar essa parte social aliada ao esporte. O futebol era o carro-chefe, mas a ideia era que outras modalidades fossem praticadas e com o apoio de projetos como o Esporte Solidário e o Segundo Tempo. Fomos batalhando e conquistando espaço”, recorda.
Desta maneira a Famfs agregava a pratica esportiva a outras atividades no âmbito educacional e já no final dos anos 90, de acordo com Antônio Lopes, 15 mil crianças e adolescentes eram diretamente beneficiados pelo projeto e a Famfs ganhava outra amplitude com a criação de fábricas de artigos esportivos, padaria, dentre outras coisas gerando empregos. “No futebol conseguimos organizar nossa divisão de base, de tal forma que o Astro veio a disputar a 2ª divisão baiana com atletas revelados pelo próprio clube. Alguns deles ganharam o mundo”, lembra.
No auge do projeto, Antônio Lopes lembra que a Famfs chegou a atender 58 mil crianças e adolescentes de 134 cidades baianas. Através do futebol a fundação representou o Brasil na Copa da França, em 1998, e na Copa da Alemanha em 2006. Além disso participou de competições nos Estados Unidos, Argentina, Suíça. “Foram momentos marcantes porque era o nome de Feira de Santana e mais do que isso: através destes projetos se possibilitava as pessoas a oportunidade de novas perspectivas de vida. No balanço chegamos a beneficiar cerca de 300 mil pessoas, uma marca impressionante que me gratifica muito”, observa Antônio Lopes.
Acompanhado da filha Flávia, Antônio Lopes recebeu o troféu e a medalha das mãos do coordenador de esportes da Sociedade News FM, Miro Nascimento. “Momento de grande satisfação entregar esta premiação ao professor que tanto fez e faz pelo esporte feirense e merece este reconhecimento por conta de todos os trabalhos bem sucedidos, uma história belíssima que precisa ser divulgada”, disse Miro.
Antônio Lopes agradeceu a honraria recebida. “Não tem palavras suficientes para agradecer a esta homenagem que recebo por parte da Sociedade News. Me sinto muito feliz em saber que um dia pude contribuir com o esporte da nossa cidade”, declarou.
Por Cristiano Alves