Após um 2025 histórico com os títulos da Libertadores e do Brasileirão, o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, traçou metas ambiciosas para o futuro rubro-negro.
Em entrevista ao jornal espanhol AS, o dirigente afirmou que utiliza o Real Madrid como principal referência para consolidar o clube como uma potência global.
“Sempre sonhei grande. Penso no Flamengo como o Real Madrid das Américas”, declarou Bap, ressaltando que estuda os sucessos e erros da gestão de Florentino Pérez para adaptar o modelo à realidade brasileira.
Inspiração europeia e o “modelo Barcelona”
Embora mire o sucesso esportivo do Real Madrid, Bap revelou que a reestruturação financeira e administrativa do Flamengo foi inspirada no Barcelona de Ferran Soriano. O livro “A bola não entra por acaso” serviu como guia para transformar o faturamento do clube.
“O modelo e a inspiração foi 100% Barcelona por causa de Ferran Soriano e seu livro ‘A bola não entra por acaso’. As nossas condições eram idênticas às descritas para o Barcelona daquela época”, afirmou o mandatário rubro-negro.
Além da gestão, o presidente foca na experiência do torcedor. Ele citou visitas a estádios europeus, como o Santiago Bernabéu, para buscar ideias de hospitalidade e serviços que possam ser aplicados no Maracanã.
Credibilidade no mercado e o caso Lucas Paquetá
A nova postura do Flamengo no mercado internacional reflete a saúde financeira do clube. Bap destacou a contratação de Lucas Paquetá como exemplo de credibilidade. O West Ham não exigiu garantias bancárias para selar a venda.
“Tenho muito orgulho disso. Assim como o Atlético de Madrid não pediu isso com Samuel Lino”, disse Bap ao noticioso espanhol.
Projeções para 2026
Apesar do vice-campeonato na Supercopa Rei para o Corinthians, o mandatário garantiu que o trabalho segue firme para repetir o sucesso do ano passado.
“O sucesso de 2025 não garante 2026, mas estamos trabalhando duro. Vamos melhorar, com certeza”, afirmou o presidente do Flamengo.
Fonte:Band.com Foto:Gilvan de Souza/Flamengo

