Publicidade
Publicidade

Presidência do COB: Com apoio de atletas, Marco La Porta vence; Yane Marques é a vice

Compartilhe este Post

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) terá uma nova gestão para o ciclo de Los Angeles-2028. Nesta quinta-feira (3), aconteceu a eleição da presidência do COB para o próximo quadriênio. Com apoio dos atletas, a chapa de oposição composta por Marco La Porta e Yane Marques venceu a disputa contra Paulo Wanderley e Alberto Maciel Júnior por 30 a 25. Assim, La Porta será o 10º presidente do COB, com Yane Marques se tornando a primeira mulher vice-presidente da entidade.

Yane e Marco- Foto: Divulgação/Correio Braziliense

La Porta foi oficial do Exército durante 30 anos e na sua época nas forças armadas praticou o triatlo e se tornou treinador da modalidade. Em 2017 ele foi eleito presidente da Confederação Brasileira de Triatlo e no ano seguinte assumiu a vice-presidência do COB. Yane Marques foi medalhista olímpica do pentatlo moderno em Londres-2012, sendo a maior atleta da história do Brasil na modalidade. Após se aposentar, Yane foi para a gestão pública, trabalhando nas secretarias de Esportes e de Educação da prefeitura do Recife. Yane Marques também já foi presidenta da Comissão de Atletas do COB (CACOB). A CACOB inclusive teve um papel fundamental na eleição de La Porta e Marques.

Paulo Wanderley Teixeira- Foto: Divulgação/Forbes

Na eleição, votam os 34 presidentes de confederações, 19 membros da comissão de atletas, assim como os dois representantes brasileiros no COI (Bernard Rajzman e Andrew Parsons). Com 55 votantes, ganha quem conseguir 28 votos. Com os atletas indo em bloco, outros 11 eleitores também votaram em Marco La Porta e Yane Marques. A disputa pela presidência era entre o atual presidente Paulo Wanderley (ex-presidente da Confederação Brasileira de Judô) e seu vice Alberto Maciel Júnior (ex presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo). Já a oposição vinha com La Porta, ex-vice presidente do COB e a medalhista olímpica Yane Marques, que já foi presidenta da Comissão de Atletas do COB. A principal questão era sobre o número de mandatos de Paulo Wanderley.

Alberto Maciel Junior- Foto: Divulgação/Revista Budo

Wanderley assumiu a presidência do COB em 2017, quando era vice-presidente, quando Carlos Arthur Nuzmann renunciou. Em 2020, Wanderley concorreu à eleição e saiu vencedor, iniciando um novo mandato a partir de 2021, que permanece em vigor até os dias atuais e será encerrado no ano que vem.

Publicidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *