A volta do Bahia à Libertadores depois de 36 anos teve altitude, expulsão relâmpago e muita luta para arrancar um empate em 1 a 1 com o The Strongest. Em La Paz, o Tricolor ficou com um jogador a mais logo aos cinco minutos, após expulsão de Ursino, pressionou, mas esbarrou na trave e no goleiro adversário. Para piorar, viu Guerrero abrir o placar em contra-ataque. Na segunda etapa, Rogério Ceni contou com um banco de reservas decisivo. Cauly, que tinha acabo de entrar em campo, fez jogada que terminou em gol de Willian José.

O Bahia começou com pressão, com bola na trave de Caio Alexandre e chute perigoso de Gilberto defendido por Banegas. Ainda antes dos dez minutos, Ursino foi expulso por causa de falta dura em Gilberto. A partir daí, o Bahia construiu de forma paciente, criou chances perigosas com Jean Lucas e Lucho Rodríguez e obrigou Banegas a fazer defesas difíces. Foi visível, no entanto, a dificuldade para se acostumar com o tempo de bola na altitude. No fim, Guerrero abriu o placar para os donos da casa em contra-ataque com lançamento de Alpiri nas costas de Gilberto. No último lance, Ademir perdeu a chance do empate praticamente da pequena área.
O Bahia sofreu com a pressão inicial do The Strongest, e Marcos Felipe precisou fazer ao menos uma grande defesa neste período. Depois, o Tricolor voltou a ter controle do jogo e empatou a partida com Willian José, que aproveitou rebote do goleiro após boa jogada e finalização de Cauly. Na metade final do segundo tempo, o Bahia mostrou muito desgaste físico por causa da altitude e precisou diminuir o ritmo e baixar suas linhas. Com isso, o The Strongest explorou muitas bolas longas, mas a melhor chance foi tricolor e teve finalização de um incansável Lucho Rodríguez defendida por Banegas.

Agora, o Esquadrão só precisa vencer o jogo de volta (próxima terça às 21:30) na Fonte Nova, para garantir vaga na terceira fase preliminar da Libertadores. Um novo empate levará a partida para os pênaltis. Se o The Strongest vencer, fica com a classificação à próxima fase. Antes, o Tricolor tem a Juazeirense, neste sábado (22) às 18h30, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano.
Fotos: Letícia Martins