O Estádio Joia da Princesa poderá receber partidas profissionais com portões fechados nos próximos dias por conta da possibilidade da proliferação do Coronavírus em Feira de Santana. O prefeito Colbert Martins informou o adiamento da Micareta 2020 em entrevista no dia de hoje e confirmou estudar a probabilidade de acontecerem partidas oficiais pelo Campeonato Baiano sem o torcedor presente, uma situação que não acontece na cidade desde 2008.
Naquele ano o Joia abrigou jogo de portões fechados, na estreia do Bahia pela Série B do Campeonato Brasileiro. O time cumpria punição imposta pelo STJD por conta de uma tragédia ocorrida na Fonte Nova em 2007, no jogo entre Bahia e Vila Nova/GO que marcou o acesso do Bahia da Série C para a Série B nacional que terminou com a morte de sete pessoas após o desabamento de parte de uma arquibancada.
Doze anos depois a situação é diferente e diante da ameaça de proliferação do Coronavírus, a prefeitura cogita a possibilidade de utilizar deste expediente. “Esta é uma possibilidade que estamos avaliando porque se trata de eventos realizados em local público portanto existe a hipótese de transmissão de vírus e se tiver que acontecer jogos sem torcida será feito para o bem de todos. Em alguns locais no Brasil e na Europa, partidas têm acontecido com portões fechados e não hesitaremos em adotar esta medida caso seja necessário”, disse o prefeito.
A praça esportiva não tem partidas programadas para este fim de semana, até porque só acontecerá uma partida pelo Campeonato Baiano neste final de semana e será em Riachão do Jacuípe, entre Jacuipense e Vitória. A última vez que o Joia da Princesa recebera uma partida oficial com portões fechados foi no dia 10 de maio de 2008 pela Série B do Campeonato Brasileiro entre Bahia x Fortaleza, que terminou empatada em 1 x 1.
SEM MUDANÇAS
A reportagem buscou contato com a Federação Bahiana de Futebol. O presidente da entidade, Ricardo Lima informou através da sua assessoria de imprensa, que por enquanto não acontecerá nenhuma alteração e o Campeonato Baiano segue com a sua programação normal.