O gênio argentino venceu novamente a Bola de Ouro 2023, nesta segunda-feira (30), em Paris. Lionel Messi faturou pela oitava vez o prêmio de melhor jogador do planeta, entregue pela revista francesa “France Football”. Aos 36 anos, o craque que atua no Inter Miami, dos Estados Unidos, ficou com o troféu especialmente por conta de sua performance na última Copa do Mundo, no Catar, vencida pela Argentina. Messi foi o grande protagonista do torneio.
Veja o ‘top 10’ da eleição abaixo:
- Lionel Messi (PSG/Inter Miami)
- Erling Haaland (Manchester City)
- Kylian Mbappé (PSG)
- Kevin de Bruyne (Manchester City)
- Rodri (Manchester City)
- Vinicius Jr. (Real Madrid)
- Julián Álvarez (Manchester City)
- Victor Osimhen (Napoli)
- Bernardo Silva (Manchester City)
- Luka Modric (Real Madrid)
A festa começou com a premiação de Jude Bellingham, astro do Real Madrid, com o troféu Kopa, que vai para a revelação da temporada. Ele já vinha brilhando no Borussia Dortmund na temporada passada.
A Bola de Ouro Feminina foi para Aitana Bonmati, do Barcelona, campeã do mundo pela Espanha em 2023. Ela quebrou a hegemonia da companheira de clube e seleção Alexia Putellas, que venceu as duas últimas edições. O Barça também foi eleito o time feminino do ano.
Depois, Vinicius Júnior foi premiado com o Prêmio Sócrates, que reconhece iniciativas sociais ligadas ao esporte. O brasileiro do Real Madrid ganhou por conta de seu trabalho com a Fundação Vinicius Júnior, organização que o jogador abriu no Rio de Janeiro e ajuda crianças que vivem em condições de pobreza através do esporte.
O argentino Emiliano Martínez, do Aston Villa, ficou com o troféu Yashin, que premia o melhor goleiro da temporada. Ele foi campeão do mundo e um dos protagonistas do título argentino no Catar em 2022. O Manchester City foi eleito o time do ano e, o seu centro avante Erling Halland, levou o prêmio Gerd Müller por ser o artilheiro do ano com 56 gols.
Fonte: CNN Brasil