Na semana em que a Alemanha prepara para a volta do futebol, e Portugal anuncia o retorno para o início de junho, outras ligas europeias menos expressivas também se planejam para a retomada do esporte. Nesta terça, a República Tcheca anunciou o campeonato do país voltará a ser disputado a partir do 23 de maio. No mesmo dia, a Hungria também terá partidas por sua liga.
Áustria
Nesta terça, as duas primeiras divisões do país receberam o sinal verde das autoridades do governo local para suas retomadas. Ainda não há data para a liga voltar, mas a intenção é que ambas sejam finalizadas até o dia 30 de junho.
Bulgária
A Federação Búlgara de Futebol (BFU) anunciou que a liga do país voltará no próximo dia 5 de junho e será disputada até o dia 11 de julho. O Ludogorets lidera a temporada regular. Faltam duas rodadas para os playoffs.
República Tcheca
O Campeonato Tcheco será retomado no dia 23 de maio. A Segunda Divisão também voltará a ser disputada. As equipes devem disputar seis rodadas da liga regular e, em seguida, os seis primeiros colocados disputarão o mata-mata pelo título. Os seis últimos enfrentam os playoffs do rebaixamento. O Slavia Praga é o líder da competição.
Croácia
A Croácia também terá a volta do futebol. A liga no país retornará no dia 30 de maio com as semifinais da Copa. O campeonato nacional será retomado no dia 6 de junho.
Dinamarca
A Dinamarca anunciou na última segunda-feira que a liga nacional do país será retomada no dia 28 de maio. Faltam duas rodadas para o fim da temporada regular. Os seis primeiros avançam para o mata-mata da disputa do título. O Midtjylland é o líder.
Hungria
A Hungria terá a volta do futebol na próxima semana, no dia 23 de maio, com as semifinais da Copa do país. O Campeonato Húngaro vai retornar no dia 30 de maio.
Noruega
A Eliteserien, liga nacional norueguesa, é disputada no calendário anual. A previsão inicial para início era no dia 4 de abril. Na última quinta-feira, o governo autorizou, e a liga marcou o começo da competição para o dia 16 de junho. Os clubes estão treinando normalmente.
Polônia
A Polônia voltará a ter jogos pela sua liga no dia 29 de maio. Faltam quatro rodadas para o fim da temporada regular. Os oito primeiros avançam para o mata-mata do título. O Legia Varsóvia é o líder.
Sérvia
A Super Liga Sérvia voltará no dia 20 de maio e será disputada até o dia 20 de junho. Faltam quatro rodadas para o fim da temporada regular. Os oito primeiros avançam para os playoffs, e o Estrela Vermelha é o líder.
Suécia
A Suécia, assim como a Noruega, tem calendário anual. O torneio seria iniciado em abril, mas terá começo no dia 14 de junho. O país não adotou medidas de isolamento social, mas a liga e a federação locais impuseram regras rígidas para o retorno dos treinos e organizará as partidas sem público.
Países sem definição
Além da Inglaterra, Espanha e Itália, há outras ligas europeias que ainda não oficializaram o retorno do futebol ou o fim precoce da temporada, como na França e na Holanda. Confira:
Bélgica
A Bélgica encerrou o campeonato no dia 2 de abril após 29 rodadas e declarou o Brugge campeão, mas não ratificou a decisão depois de reclamação da Uefa. A liga terá reunião no próximo dia 15 de maio para uma nova decisão.
Eslovênia
O país tem a intenção de terminar sua temporada a partir de junho, caso tenha permissão do governo.
Grécia
A liga se reuniu nesta terça, mas não houve uma decisão definitiva. O campeonato ainda está suspenso, e alguns clubes voltaram a treinar.
Suíça
Os clubes suíços estão treinando, mas a liga não tem data de retorno. Uma assembleia está marcada para o dia 29 de maio quando haverá a decisão.
Romênia
A liga que organiza o campeonato no país divulgou, em comunicado na última sexta-feira, a intenção de finalizar a temporada. No entanto, ainda não há data para o torneio voltar.
Rússia
A liga que organiza o Campeonato Russo tem a intenção de voltar entre os dias 21 e 28 de junho. Uma reunião na próxima sexta deve definir o futuro do torneio.
Ucrânia
A Ucrânia ainda discute o futuro do campeonato no país, mas reuniões futuras entre a liga e a federação locais podem definir o fim da temporada.
Fonte: GE | Foto: Divulgação/RB Salzburg