Publicidade
Publicidade

CONMEBOL reúne membros do Conselho para analisar a situação e o impacto do Covid-19 no futebol sul-americano

Compartilhe este Post

Nesta sexta-feira, em reunião realizada por videoconferência, a Conmebol decidiu que as competições continentais deverão acontecer e ser concluídas no campo.

A Libertadores e a Copa Sul-Americana de 2020 estão mantidas, porém sem previsão de data de retorno das atividades. Estas duas competições tem uma grande lacuna de datas entre a semifinal e a final, por isso há a possibilidade de postergar o retorno sem prejuízo de calendário.

Com relação às competições que envolvem as seleções, a Conmebol confirmou a Copa América para junho e julho de 2021 e deverá ser realizada com sede dividida entre Argentina e Colômbia. Já as eliminatórias para a Copa do Mundo 2022, no Catar, é uma competição organizada pela FIFA e a Conmebol deixou claro que as deliberações são feitas pela instituição maior do futebol mundial, mas que por enquanto a previsão da celebração deste pleito é entre 4 e 8 de setembro e deverá ser mantido o atual formato, com 18 rodadas.

Confira a nota oficial emitida pela Conmebol:

A CONMEBOL realizou uma reunião hoje por videoconferência com os membros do Conselho e presidentes das diferentes Associações de Membros, a fim de analisar e acompanhar o impacto que o Covid-19 está gerando no desenvolvimento do futebol continental.

Todos os participantes da reunião concordaram que até hoje a prioridade continua sendo preservar a saúde da grande família do futebol sul-americano e, portanto, dadas as recomendações atuais de organizações internacionais no campo da saúde pública, bem como as indicações de autoridades sanitárias de cada um dos países das Associações Membro, ainda não foi definida uma data para a retomada da CONMEBOL sul-americana e da CONMEBOL Libertadores 2020. A reunião também destacou a determinação da Confederação de encerrar esta edição de 2020 de ambos torneios.

Quanto às eliminatórias da FIFA para a Copa do Mundo do Catar em 2022, é uma competição da FIFA e, portanto, cabe à mais alta entidade do futebol mundial estabelecer a data de celebração dessa competição de qualificação. Até o momento, a data de início definida por este órgão para sua celebração é de 4 a 8 de setembro de 2020 no formato previamente estabelecido.

Os membros do Conselho, juntamente com o Presidente Alejandro Domínguez, confirmaram novamente a celebração da próxima edição da CONMEBOL Copa América em junho e julho de 2021, conforme anunciado pela Confederação nas últimas semanas.

Texto: Cayan Oliveira

Fonte: COMENBOL / FOTO: reproduçao

Publicidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *