A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nesta quinta-feira a tabela com as 12 rodadas da fase de classificação do Campeonato Paulista 2020, com início previsto para o dia 22 de janeiro. As datas e horários ainda não foram confirmadas pela entidade.
Corinthians, São Paulo e Santos abrem a campanha como mandantes, enquanto o Palmeiras faz o primeiro jogo da temporada no interior.
Os 16 clubes foram divididos em quatro grupos. Na primeira fase, os times enfrentam as equipes das outras chaves. Os dois melhores de cada grupo avançam às quartas, os dois piores, no geral, serão rebaixados. O Paulista começa dia 22 de janeiro, e a final está marcada para o dia 26 de abril. O campeão receberá R$ 5 milhões como premiação.
O torneio será um pouco menor na próxima temporada: os clubes decidiram seguir o calendário da CBF, e o Paulista, ao invés de 18 datas, em 2020 terá 16 datas. O campeonato para na data Fifa programada para março. Serão 12 rodadas na fase de grupos, e as quartas de final e as semifinais serão disputadas em jogos únicos. A decisão será em partidas de ida e volta. O VAR (árbitro assistente de vídeo) será utilizado apenas nos mata-matas.
Como em 2019, os clubes poderão inscrever até 26 jogadores na Lista A, além de uma Lista B formada por jogadores da base sem limite de atletas – mas só cinco deles poderão estar em campo. A decisão contraria Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, que queriam ampliar o limite de inscrições da Lista A para 30 jogadores. Treinadores não poderão atuar por mais de um clube durante a competição.
Informações Globo Esporte