Publicidade
Publicidade

Faleceu Chinezinho: campeão baiano de 1963 pelo Flu de Feira

Compartilhe este Post

O esporte feirense está de luto, pois faleceu o ex-jogador João Vieira Dantas, mais conhecido como Chinezinho, aos 82 anos, por motivos ainda não divulgados por familiares. Ele marcou época jogando pelo Fluminense de Feira, onde fez parte do time campeão baiano de 1963. Ele nasceu em Feira de Santana no dia 24 de abril de 1941 e o apelido que carregou por toda a vida lhe foi dado pelo seu pai, Manuel Dantas, por achar seus olhos pequenos, parecidos com os dos chineses. Com 10 anos, ele começou a bater uma bola e aos 13 começou a mostrar seu talento jogando no Colégio Agrícola em Santo Amaro da Purificação.

Com 15 anos, ele jogou no Mecânico, tradicional equipe do esporte amador feirense, comandada pelo saudoso Colbert Martins da Silva, que mais tarde foi prefeito da cidade, pai do atual prefeito, Colbert Martins Filho. Aos 16 anos de idade, Chinezinho, ainda juvenil jogou na Seleção de Feira de Santana. Devido ao seu excelente futebol, Chinezinho aos 17 anos de idade foi levado para jogar na Seleção de Feira em junho de 1958, time que atuou de médio volante, mas jogava sempre atacando e foi tri campeão do Juvenil em 58, 59 e 60. Em 1961 profissionalizou-se como jogador do Fluminense de Feira e no ano de 1963 foi Campeão Baiano, empatando de 1 X 1 e ganhando 2 X 1 na Fonte Nova do Bahia. Time formado por: Mundinho, Val, Minoso e Carlinhos; Chinezinho, Ari e Renato; Dagoberto, Almeida e Iroldo .  

Além do Fluminense de Feira, Chinezinho também jogou em 1969 no Leônico pelo Campeonato Baiano. Em 1970, o comerciante e diretor do Jequié Maneca Sampaio foi em Feira busca-lo para jogar o Campeonato Baiano no time da Associação Desportiva Jequié, onde atuou de Meia esquerda avançado no time formado por; Zé Augusto, Edmilson, Carlinhos, Tufu, Maica e Esquerdinha; Flori, Dilermando, Tanajura, Chinezinho e Marcos. 

No ano de 1972, retornou ao Fluminense de Feira para disputar o Campeonato Baiano, competição que no jogo contra o Itabuna foi atingido com uma pegada desleal do Lateral Esquerdo Paulo e teve que ser substituído. Depois de fazer exames e os médicos constatarem rompimento dos ligamentos do joelho esquerdo, Chinezinho teve que abandonar o futebol.

Fluminense de Feira –  Campeão Baiano em 1963. 
Mundinho, Misael, Val, Minoso e Carlinhos; Chinezinho (em pé no centro da foto), Ari e Renato; 
Dagoberto, Almeida e Iroldo.

TÉCNICO

No mesmo ano, Chinezinho deu início a sua carreira como técnico de futebol na Seleção de Ipiaú, convidado por Jaime Cobrinha (Contabilista e diretor de esportes), onde sagrou-se Campeão do Intermunicipal com o time formado por: Nena, Natan, Humberto Cabeleira, Pedrito e João Neto; Bidinho, Bueirinho e Piu; Valdir, Jorge Campos e Gino. 

Em 1973, foi Bi Campeão do Intermunicipal na mesma seleção, que teve poucas mudanças, uma das que lembra foi a entrada do Lateral Esquerdo Xavier. Ainda em 1973, Maneca Mesquita foi busca-lo para treinar o Jequié, quando o time estava em formação. Na ocasião, foi treinador no jogo amistoso que Mané Garrincha jogou em Jequié no estádio Waldomiro Borges e na oportunidade o Jequié jogou com: Jairo, Nilson, Edmilson, Mauro, Maíca e Valtinho. Garrincha, Paiva, Clovis, Adenilton e Paim. 

Dirigiu o time no jogo amistoso Jequié 1 X 1 Flamengo em 1974, gols de Vadinho (Jequié) e Geraldo (Flamengo). E também treinou a equipe no jogo amistoso realizado em Ipiaú e o resultado foi Jequié 2 a 0. Novamente Jaime Cobrinha foi busca-lo, agora em Jequié e foi liberado por Maneca Mesquita para treinar a Seleção de Ipiaú, onde o salário era melhor. Na época, a seleção classificou-se em terceiro lugar no Campeonato Intermunicipal de 1974. Chinezinho ainda comandou no mesmo ano a Seleção de Feira de Santana nas finais e venceu este campeonato. Em seguida foi treinador das seguintes seleções: 1975 – Seleção de Coração de Maria, 1976 – Seleção de Serrinha, 1977 – Seleção de Ubatã, 1978 – Seleção de Ibirataia, 1979 – Seleção de Ipiaú, 1980 – Seleção de Amélia Rodrigues, 1981 – Seleção de Conceição do Jacuípe e 1982 – Seleção de Coração de Maria. Em 1989, Chinezinho inaugurou em Coração de Maria a “Escolinha do Chinês” com garotos de 8 a 15 anos de idade. Esta escolinha participou do Mundialito em Feira de Santana e de vários torneios na região. O sepultamento de Chinezinho aconteceu ontem em Coração de Maria

Por Cristiano Alves com informações de www.charlesmeira.com.br

Fotos – Divulgação

Publicidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *