As campanhas nos campeonatos estaduais vão seguir sendo uma forma de definir vagas para a Copa do Nordeste, garantiu a Confederação Brasileira de Futebol, em nota oficial por Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
Na última semana, a entidade enviou para as federações um documento que dizia que elas não poderiam prever vagas para a Copa do Nordeste por meio de suas competições. O ofício gerou interpretações distintas entre os dirigentes, inclusive de que o ranking nacional de clubes passaria a ser o primeiro critério de classificação a partir de 2026.
Em nota, a CBF explicou que o regulamento da competição regional vai determinar como cada estado vai eleger seus representantes e que os estaduais estão dentro da conta.
“O acesso (para a Copa do Nordeste) será feito por meio das competições estaduais, com critérios técnicos a serem definidos oportunamente pela CBF de forma conjunta com as federações”, disse.
Dentro do comunicado, a confederação afirmou que em 2026, a Copa do Nordeste terá um formato que vai chamar mais a atenção para quem consome a competição de forma geral.
“A CBF deixa claro que a Copa do Nordeste de 2026 terá um formato de disputa ainda mais atraente para os fãs, atletas, clubes e patrocinadores”, declarou a entidade.
Imagens/crédito: Reprodução-BN