Seguindo a série de entrevistas com os principais candidatos à prefeitura de Feira de Santana, o programa Conexão Esportiva, da Rádio Sociedade News FM e comandado por Miro Nascimento, recebeu nesta terça-feira (27) o administrador empresarial de 73 anos ex-vereador e eleito três vezes deputado estadual, José Ronaldo de Carvalho, o Zé Ronaldo.
Ele, hoje filiado ao UNIÃO Brasil, tenta sua quinta eleição a prefeito de Feira.
Iniciando a entrevista, o candidato reconheceu a importância do esporte para a sociedade e lembrou das reformas feitas ao estádio do Beira-Riacho, relembrando as construções de praças esportivas em diversos bairros e distritos de Feira, bem como era feita a manutenção e gestão das mesmas; também lembrou das copas dos bairros e distritos, os quais tinham a final sendo disputada no Jóia da Princesa. “Vamos retomar tudo isso no meu governo, com força e apoio do poder público, que bancava integralmente os campeonatos”. Segundo o candidato, foram construídas em seus governos 24 praças esportivas na cidade e 8 nos distritos, e que todas eles devem ser revitalizadas. Zé Ronaldo ainda lembrou do apoio às atividades esportivas de cadeirantes e garantiu uma grande reforma no complexo esportivo Oyama Pinto, com retorno inclusive das atividades na piscina.
Sobre a criação de uma secretaria de esportes, Zé Ronaldo afirmou: “se eu falar que criar secretaria é solução para melhoria do esporte em feira (ou qualquer outro lugar) não é verdade. Tem que ter orçamento para aplicar. Se criamos uma secretaria, teremos vários funcionários que vamos ter que pagar salários que geram custos que seriam aplicados no esporte. A atual gestão criou uma superintendência do esporte e vamos analisar com o atual prefeito para saber se a superintendência tem recursos para investir, vamos ver quais são os recursos disponíveis. O superintendente dará conta do recado necessário, não tenho dúvidas”. Ele reafirma que a prioridade é revitalizar as praças esportivas e o retorno dos campeonatos dos bairros e distritos.
O candidato criticou a receita atual destinada ao esporte na cidade, de pouco mais de 2 milhões de reais atualmente, e defendeu a parceria público-privada que muda a forma de administração do Jóia da Princesa: “Acho necessário”, disse.
Já ao ser indagado sobre a iniciação esportiva nas escolas, o candidato reconheceu também a importância da prática esportiva e lembrou que a maior parte das escolas públicas já tem estrutura terrena para isso, e que deve ser mais apoiado em seu governo. Afirmou também o interesse em manter os espaços para a prática de caminhada e ciclismo nos espaços existentes em algumas das avenidas da cidade.O candidato ainda falou sobre o apoio e patrocínio aos clubes profissionais de Feira e também à Liga Feirense de Desportos: “Nunca deixaram de ser atendidas as demandas daqueles que nos procuravam quando eu era prefeito. Agora, há um problema atual. É quase impossível um clube pequeno conseguir fazer futebol […] As receitas são pequenas, muitos empresários não aceitam investir. Não vejo dinheiro nenhum da federação para ajudar nas disputas dos campeonatos (estaduais), e tambem não há ajuda das TVs que transmitem. É muito difícil fazer futebol sem dinheiro. As viagens são longas e ter de arcar com tudo é quase impossível. O poder público ajuda, mas não pode resolver tudo. Acho que precisa ser estudado”.
E encerrando, José Ronaldo lembrou que liderou o apoio do projeto ‘pró-atleta’, e pretende continuar esse e demais programas de iniciação esportiva. Porém, ele lembrou: “Esse projeto é 80% da prefeitura, mas tem de ser financiado por uma empresa, que tem ou outros 20%. Essa empresa tem o direito de descontar no pagamento de impostos. É dinheiro da prefeitura que deixa de arrecadar com o imposto e aplica no pró-atleta. Mas é um projeto necessário e terá nosso apoio”.A próxima entrevista, às 13h05 da tarde desta quinta-feira (29), será com o candidato do PT, Zé Neto.