Foi lançada nesta sexta-feira (27), na Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu, a 3ª edição da Copa Loreta Valadares de Futebol Feminino. A competição é realizada pela Sudesb e conta com o apoio da Federação Bahiana de Futebol.
A FBF foi representada no evento por seu vice-presidente, Manfredo Lessa. Também participaram o diretor-geral Sudesb, Vicente Neto, e representantes dos clubes participantes.
“Indubitavelmente a Copa Loreta Valadares é um evento de grande importância para o futebol feminino, cuja evolução é marcante e vem contando com apoios incondicionais da CBF e da FBF, vivendo um momento especial, dada à conquista por parte desta última, da indicação do Brasil como país sede do Mundial da Categoria em 2027. Parabenizamos o Governo do Estado da Bahia, em especial a SETRE e a SUDESB pela iniciativa, ficamos muito honrados com o convite e não poderíamos deixar de representar a Federação Bahiana de Futebol na cerimônia de lançamento, inclusive pela sua condição de apoiadora da competição”, comentou Manfredo Lessa.
Na oportunidade, foram apresentados todos os detalhes do torneio. A copa será disputada nas categorias Sub-15, Sub-17 e Adulto de Salvador e da Região Metropolitana. Serão quatro times sub-15, oito sub-17 e 18 adultos.
O pontapé inicial será dado no dia 20 de outubro. Os jogos serão realizados no Estádio de Pituaçu, no Barradão e no Estádio Municipal de Lauro de Freitas.
A competição homenageia a professora de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Loreta Valadares. Reconhecida feminista e ativista política, ela lutou contra a Ditadura Militar, foi presa política e exilada. Ela faleceu em 2014.
Foto: João Ubaldo/Sudesb; Fonte: FBF