A seleção brasileira terminou na quarta posição na Copa do Mundo Sub-17, no Catar. O time canarinho segurou o 0 a 0 no tempo normal mesmo com um jogador a menos desde os 12 minutos do primeiro tempo, após a expulsão de Vitor Fernandes. Nos pênaltis, porém, perdeu por 4 a 2. João Pedro defendeu a cobrança de Andre Luongo, mas Longoni pegou os chutes de Luiz Pacheco e Luiz Eduardo, garantindo a medalha de bronze para a Itália.
Apesar de não ter conquistado o título, o Brasil terminou a campanha da Copa do Mundo Sub-17 invicto. Em oito jogos, foram duas vitórias e seis empates. Nas disputas de pênaltis, a seleção brasileira eliminou Paraguai (16 avos de final) e França (oitavas), mas perdeu para Portugal (semifinal) e Itália (3º lugar).
A Itália dominou a etapa inicial e teve o cenário ainda mais favorável aos 12 minutos, quando Vitor Fernandes recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um jogador a menos, o Brasil precisou adotar uma postura mais defensiva. Por isso, pouco atacou e criou apenas uma boa oportunidade, em cobrança de falta de Ruan Pablo. Já a equipe italiana levou mais perigo, mas parou no goleiro João Pedro, que garantiu o 0 a 0 até o intervalo.
Na volta do intervalo, o duelo ficou truncado e com poucas chances claras de gol. O Brasil chegou a balançar as redes com Felipe Morais, mas o lance foi anulado por impedimento. A Itália tentou pressionar e ainda pediu revisão de um possível pênalti, que acabou negado. Nos minutos finais, a seleção brasileira controlou o ímpeto dos italianos e levou a decisão para os pênaltis.

