Há pouco mais de dois meses no comando do Vitória, João Burse se acostumou a conviver com cenários de decisões. A arrancada para a vaga no G-8 classificou o time para a segunda fase e colocou mais partidas de “vida ou morte” no calendário rubro-negro. A próxima está marcada para o próximo domingo, contra o ABC, no Barradão.
O Vitória largou bem na segunda fase ao vencer o Paysandu no Barradão, mas a goleada sofrida para o Figueirense, no último domingo, fez o Leão andar uma casa para trás. O saldo de gols já custou ao time treinado por João Burse uma posição na tabela e certamente será motivo de preocupação até a rodada final.
Contra o ABC, no Barradão, o Vitória tem a missão de vencer para evitar um novo sufoco na Terceira Divisão. Um tropeço no Santuário, mesmo em caso de empate, pode deixar o time com prejuízo não apenas no saldo de gols, mas também em pontos, já que, na próxima rodada, o Figueirense recebe o lanterna Paysandu no Orlando Scarpelli.
É verdade que, na primeira fase, João Burse e seus comandados conseguiram a classificação mesmo quando tinham apenas 2,6% de chances. Mas não é sempre que as histórias vão ter finais felizes para o Rubro-Negro. Sem contar que, no returno da segunda fase, o Vitória vai fazer dois jogos como visitante e apenas um como mandante.
Outro motivo de preocupação é que o Rubro-Negro vai medir forças com o líder do grupo. Sexto colocado na primeira fase, o ABC começou o quadrangular com duas vitórias e desponta como favorito a uma das vagas na Série B de 2022.
Mas há também o que anime o torcedor. Como destacado no início do texto, João Burse e seus comandados estão mais que acostumados a entrar em campo para partidas decisivas. Sob o comando do treinador, o Vitória tem 70% de aproveitamento e venceu adversários importantes como Mirassol, Figueirense, São José e Paysandu.
O ABC também foi rival do time treinado por João Burse na primeira fase, partida que terminou em 2 a 2. Um novo empate, no entanto, não ajudará o Rubro-Negro no próximo encontro entre as equipes. Desta vez, vai ser preciso fazer mais.
Fonte – Globo Esporte
Foto – Victor Ferreira/EC Vitória