A noite de ontem (5) foi triste para os torcedores do Botafogo. O clube foi rebaixado pela terceira vez em sua história ao ser derrotado pelo Sport em pleno Nilton Santos. O Botafogo continua na última posição com 24 pontos ganhos, com 12 pontos em disputa o time não sairia da zona da degola nem se ganhasse todos os quatro jogos porque o Vasco – primeiro fora da zona – tem 37 pontos, 13 a mais que o Botafogo.
O Botafogo recebeu o Sport no estádio Nilton Santos, partida essa que seria das mais importantes da temporada. O Botafogo precisava vencer mais do que nunca para continuar vivo no campeonato, mas em um lance muito polêmico a arbitragem marcou pênalti para o Sport que foi convertido pelo zagueiro Iago Maidana. Depois do gol o Botafogo partiu para cima com bastante volume de jogo em toda a partida, mas acabou em 1 a 0 para os pernambucanos, com 25 finalizações e 65% de posse de bola para os cariocas.
Após a partida o técnico Eduardo Barroca lamentou o rebaixamento. “O cenário nunca é por um único motivo. O Botafogo se encontrou nessa situação em quase todo o campeonato. Nesse momento não adiantaria encontrar um único foco. É um dia de dor. Todos aqui estão muito sentidos com o que aconteceu. Lutamos até onde podíamos para reverter esse cenário. Mas não foi possível, infelizmente”, declarou.
Essa é a terceira vez que o Botafogo cai para a segunda divisão do futebol brasileiro. A primeir vez foi em 2002 quando foi lanterna da competição, mas conseguiu retornar à Série A em 2003. A segunda vez que chegaram ao fundo do poço foi em 2014, mas dessa vez como vice-lanterna do campeonato sendo melhor apenas que o Criciúma. Em 2015 o Botafogo retornou como campeão da Série B. Em 2021 o Botafogo encontra outro gigante do futebol brasileiro na B: o Cruzeiro.
Foto: Nayra Halm