A estrela solitária voltou a brilhar no Campeonato Brasileiro após 29 anos. Com a vitória de 2 a 1 sobre o São Paulo na tarde deste domingo (8) no Estádio Nilton Santos, o Botafogo conquistou a primeira divisão nacional pela terceira vez em sua história.
O resultado apenas confirmou a classificação do início da rodada. Então com três pontos de vantagem para o Palmeiras, o time de Artur Jorge tinha uma única missão: não perder para o Tricolor Paulista, e não aconteceu.
Com os títulos de 1968, 1995 e, agora, 2024, o Glorioso se junta a Internacional e Atlético-MG no grupo dos tricampeões da Série A do Brasileirão.
A primeira grande chance dos donos da casa veio aos 13 minutos. Luiz Henrique fez jogada pela esquerda e cruzou para Igor Jesus, que bateu do lado da meta defendida por Jandrei. O lance embalou a equipe de Artur Jorge, que logo na sequência finalizou para fora com Marçal.
Mesmo com a melhora do Botafogo em campo, os donos da casa ainda não tinham balançado a rede quando a torcida explodiu pela primeira vez. O gol do Fluminense sobre o Palmeiras no Allianz Parque foi comemorado como se tivesse sido feito por um jogador do Glorioso. Ainda em meio aos gritos, incluindo alguns de “Nense”, Savarino abriu o marcador após assistência de Igor Jesus. O gol impulsionou o Glorioso ao ataque e parou duas vezes seguidas em Jandrei, em chutes de Alex Telles e Igor Jesus.
O botafogo voltou quente do intervalo. Aos dois minutos, Luiz Henrique enfileirou o lado esquerdo da defesa são-paulina e parou apenas o zagueiro Ruan Tressoldi, já dentro da área. O camisa 7 seguiu como o destaque da segunda etapa. Aos 12, deu belo chute de fora da área, mas parou em um inspirado Jandrei.
Mesmo com a pressão botafoguense, foram os são-paulinos quem balançaram a rede. Aos 18 minutos, William Gomes pressionou Marlon Freitas e tocou no canto de John para deixar tudo igual.
Após o gol tricolor, o time de Artur Jorge parou de arriscar e apenas controlou o ritmo da partida, sem sofrer qualquer susto. Mas nos segundos finais, Gregore roubou bola em saída errada do Tricolor e marcou para sacramentar a vitória e o título do Botafogo.
O título do Campeonato Brasileiro aumenta os feitos do Botafogo na temporada. Ao longo dos 38 pontos, o Glorioso registrou 23 vitórias, 10 empates e cinco derrotas.
No sábado anterior (30) o Glorioso superou a expulsão relâmpago de Gregore e venceu o Atlético-MG por 3 a 1 para conquistar o inédito título da Copa Libertadores. O feito do time de General Severiano virou destaque no mundo inteiro. Com a campanha, o Glorioso recebeu um total de US$ 33,34 milhões (cerca de R$ 199,1 milhões) em premiações desde a fase preliminar.
Além do troféu e dos valores, o título continental colocou o Botafogo na disputa da estreia do Super Mundial de 2025. O alvinegro do Rio de Janeiro caiu no mesmo grupo que Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid e Seattle Sounders.
Com a vaga conquistada pelo título da Libertadores, o Glorioso encerra o ano com a disputa da Copa Intercontinental. A competição substitui o antigo formato do Mundial no calendário.
Já na próxima quarta, 11, o time de Artur Jorge estreia contra o Pachuca, do México, em uma espécie de quartas de final que recebeu o nome de ‘Derby das Américas’. Quem passar, enfrenta o Al Ahly na semifinal.
Assim como nas edições anteriores do Mundial, o duelo mais aguardado é a final contra o clube europeu. Desta vez, entretanto, o representante da UEFA, no caso o Real Madrid, entra direto para a decisão, marcada para 18 de dezembro, em Lusail.
Fotos: Reprodução