Ao fim da noite deste domingo (1º), a Série D do Campeonato Brasileiro conheceu os seus últimos três semifinalistas, que consequentemente conquistam o acesso à Série C de 2025, sendo eles: o Retrô que avançou diante do Brasiliense nos pênaltis; o Itabaiana, que venceu o jogo de ida por 3 a 1, e apenas segurou o 0 a 0 na volta diante do Treze-PB; e por último, o Maringá, após ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0, ficou no empate com gols contra o Inter de Limeira. Confira abaixo como foram as partidas.
BRASILIENSE 1 (2) X (3) 0 RETRÔ
Pressionando desde o início, o Brasiliense precisava buscar um apenas um gol de diferença na Boca do Jacaré, que veio ainda na primeira etapa, aos 38 minutos, Rodolfo chutou de fora, a bola desviou na marcação, enganou o goleiro adversário e só parou nas redes. O juiz ainda assinalou um pênalti a favor dos mandantes na reta final do primeiro tempo, mas cancelou após revisão ao VAR .Apesar das finalizações, o Brasiliense não conseguiu ampliar o placar na etapa complementar e a decisão foi para os pênaltis.
Pelo Retrô, Alencar e Luisinho pararam em Matheus Kayser. Já pelo Jacaré, Kaio Nunes isolou, Netinho e Gabriel tiveram suas cobranças defendidas por Darley, levando a Fênix à semifinal da competição nacional, junto ao acesso.Pela primeira vez na história a equipe pernambucana jogará a Série C do Campeonato Brasileiro. Na semifinal, enfrenta o Itabaiana, ainda sem data e horários definidos.
TREZE 0X0 ITABAIANA
Com o resultado conquistado no jogo de ida, o Itabaiana entrou em campo no Estádio Amigão para jogar com o regulamento debaixo do braço. O Alvinegro paraibano precisava buscar dois gols e pressionou em boa parte da partida na tarde deste domingo, na primeira etapa, acabou esbarrando na postura defensiva de seu adversário.
No segundo tempo, o Treze ensaiou uma nova pressão, mas sofreu com a falta de efetividade ofensiva. A equipe sergipana, que nada tinha haver com isso, conseguiu não sofrer nos minutos finais pela postura na defesa e o zero no placar permaneceu, e a vaga na Série C ficou com o Tremendão Sergipano.
MARINGÁ 1X1 INTER DE LIMEIRA
Quem precisava marcar era o time de Limeira, mas quem saiu na frente no Estádio Willie Davids logo com 17 minutos foi o Dogão, com Rodrigo. O Leão da Paulista fez um jogo digno no geral e brigou bastante pelo acesso. Conseguiu empatar a partida aos 5′ do segundo tempo com Rhuan, mas não igualou o resultado no agregado.
Com a vantagem pela vitória no jogo de ida, o time paranaense foi o último a conquistar a vaga na semifinal e o acesso à Série C. Na próxima fase, o Maringá enfrenta o Anápolis, que conquistou a classificação ontem, nos pênaltis.
IGUATU 3 (4) X (5) 3 ANÁPOLIS
Com uma pressão inicial, Gonzalo, camisa 9 do time goiano, abriu o placar logo com um minuto de partida. Logo depois, Otacílio Marcos recebeu cruzamento de Thiaguinho e deixou o placar igual. A virada saiu com Hebert, de primeira. Ainda na metade do primeiro tempo, o gol de empate do Galo saiu novamente com Gonzalo. Na segunda etapa, Cardoso colocou o Anápolis novamente na frente, mas Max empatou nos acréscimos.
Como a partida de dia, em Goiás, também terminou empatada, a decisão foi para as penalidades. Depois de três conversões para cada lado, Pedrinho desperdiçou para o Iguatu, e o Anápolis avançou com a vitória por 5 a 4. A partida foi disputada no estádio Morenão, em Iguatu, interior do Ceará.
A classificação também garantiu aos clubes mais R$ 150 mil nos cofres.
Fotos: Reprodução