A pouco menos de um mês para seu pontapé inicial, o Baianão 2026 foi oficialmente apresentado para o público. A Federação Bahiana de Futebol, a TVE e o Governo do Estado realizaram, nesta quarta-feira (17), o lançamento da 122ª edição do maior campeonato estadual do Norte/Nordeste.
O evento foi realizado no Cineteatro 2 de Julho, localizado na sede do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), no bairro da Federação, em Salvador. Dirigentes de clubes, autoridades, profissionais de imprensa e convidados formaram a plateia da festa.
No local foram apresentados os detalhes da competição e da transmissão da TVE. A parceria da FBF com a emissora foi exaltada pelo presidente da entidade, Ricardo Lima.
“É uma parceria vitoriosa. O futebol tem levado entretenimento aos 417 municípios do nosso estado. Isso faz com que tenhamos os jovens entretidos na tv. Faz com que o alcance para os jogadores e comissões técnicas seja muito maior. Muitos que não tinham tanta visibilidade passam a ter. A cada ano, essa parceria se fortalece e quem ganha com isso é o futebol baiano. Temos certeza de que cresceremos ainda mais e teremos um Baianão histórico em 2026”, disse o dirigente.
Já a diretora de competições, Taíse Galvão, enalteceu o campeonato e a sua força no cenário nacional. “A gente optou por não fazer mudanças na primeira fase, pois é onde há maior competitividade, equilíbrio técnico, com todos os clubes se enfrentando em jogos apenas de ida. A quantidade de jogos se mantém e o que precisamos fazer foi diminuir um jogo na semifinal e na final. Estamos confiantes de que essa redução de duas datas não vai afetar a atratividade do Baianão. É um campeonato feito por dez clubes, que a cada ano se preparam mais, apresentam elencos competitivos. Isso faz com que cada jogo tenha cara de final e o Baianão seja esse sucesso de público e qualidade no futebol brasileiro”, ressaltou.
Além de Ricardo e Taíse, a FBF foi representada no evento por seu vice-presidente, Manfredo Lessa; pelo diretor administrativo e financeiro, Marcelo Araújo; pelo diretor de registro e transferência, Felipe Quadros; e pelo gerente de competições, Silvio Mendes Jr.
Também estiveram presentes o vice-governador do Estado, Geraldo Júnior; o diretor geral do Irdeb/TVE, Flávio Gonçalves; e o ex-presidente da FBF e da CBF, Ednaldo Rodrigues.
fonte-fotos- FBF


Nice guide — the tips are simple but effective. Thanks!