A Conmebol divulgou os potes para o sorteio da fase prévia da Libertadores 2025, que contará com Bahia e Corinthians como representantes brasileiros. A entidade vai definir na próxima quinta-feira (19) os confrontos da etapa inicial do torneio, na qual são disputadas quatro vagas na fase de grupos.
Os potes são definidos pela posição no ranking da Conmebol, divulgado nesta semana. A pré-Libertadores tem três fases. Os brasileiros entram apenas na segunda fase e encaram dois confrontos de mata-mata na tentativa de garantir um lugar nos grupos.
A primeira etapa não tem times do Brasil e da Argentina. O sorteio da fase prévia da Copa Sul-Americana será no mesmo dia, mas não envolve equipes brasileiras.
Das 47 equipes classificadas para Pré-Libertadores, seis participam da primeira fase em três confrontos. Os três times vencedores avançam para a segunda fase e entram no Pote 2. Elas podem ser adversárias de Bahia e Corinthians, que estão no Pote 1. Os brasileiros não se enfrentam na Fase 2, mas o sorteio pode prever um possível confronto na Fase 3.
FASE 1:
Pote 1: Alianza Lima (Peru), El Nacional (Equador) e Defensor (Uruguai)
Pote 2: Nacional (Paraguai), Monagas (Venezuela) e representante da Bolívia
FASE 2
Pote 1: Boca Juniors (Argentina), Corinthians (Brasil), Cerro Porteño (Paraguai), Barcelona (Equador), Santa Fe (Colômbia), Melgar (Peru), Bahia (Brasil) e Ñublense (Chile)
Pote 2: Deportes Iquique (Chile), Boston River (Uruguai), Universidad Central (Venezuela), representante da Bolívia, representante da Colômbia, além dos três classificados na primeira fase
Os jogos da segunda fase serão de ida e volta, com as equipes melhor colocadas no ranking da Conmebol (Pote 1) decidindo os confrontos em casa. O Corinthians é o 18º, enquanto o Bahia o 77º (veja aqui o ranking completo).
As oito melhores equipes avançam para a terceira e última fase, etapa na qual vai ser feito um novo sorteio. Quem avançar entra na fase de grupos da Libertadores.